Google+

POR QUE É IMPORTANTE CONTINUAR FALANDO DE FLAMENGO?

Por em junho 3, 2013

cornetaO Flamengo sempre foi, e sempre será o fenômeno de vendas, interesses, e das mais calorosas discussões entre seus torcedores. O que vem mudando é a influencia que a opinião de sua torcida interfere nas decisões, postura e até mesmo no comando do Maior do Mundo. Não é de hoje que eu venho Falando de Flamengo, entretanto considero o último ano um dos mais marcantes por ter sido o da inclusão da torcida dentro das questões políticas do Clube. A galera do Twitter deu a largada para uma série de entrevistas com objetivo de alertar aos torcedores e sócios, que O Mais Querido tinha salvação, e poderia sim, ser salvo das mãos do amadorismo que nos tirava o sono.

zicoAtravés do #FMAF, contamos com a presença de presidenciáveis, atletas, formadores de opinião, e quando todos já davam como certo mais 03 anos de Patricia Amorim é que veio a grande virada: O #FMAF em primeira mão trouxe o maior ídolo, aquele que em definitivo fez a diferença e convocou a torcida para este movimento de mudança: Zico. Ele, que estava fora do Brasil como técnico do Iraque, e em uma rápida vinda ao Rio para visitar o neto que havia nascido, nos concedeu a oportunidade de entendermos claramente qual sua posição na campanha presidencial. E aí deu no que deu… o #FMAF foi parar no Globo.com e várias mídias reproduziram as declarações do nosso galinho e fazendo torcedores e sócios se questionarem e iniciarem um amplo movimento que culminou com a vitória da Chapa Azul.

Captura de Tela 2013-06-03 às 12.20.30Neste ínterim, foi Falando de Flamengo, que as mídias sociais contribuíram fortemente com a  decisão de Ronaldo Gomlevsky de apoiar a Chapa Azul, golpe mortal que afastou de vez da sem bunda a chance de vitoria. Me recordo que tive a oportunidade de várias vezes conversar com Ronaldo, a quem apoiei durante o inicio de 2012, e tivemos um longo papo, onde disse: Acredito em você e nas tuas propostas, e é por isso que acredito que o teu apoio à Chapa Azul será fundamental para a mudança! Fomos importantes no maior marco da história Rubro Negra dos últimos tempos. Pudemos mostrar que a união faz a força, e que com apoio, com parceria, com objetivos em comum, é possível conquistar aquilo que parecia intangível. Novo ano, uma nova era para o Flamengo.

Captura de Tela 2013-06-03 às 12.53.27Chega então 2013, a hora de tudo aquilo que foi proposto ser colocado em prática.
Pudemos acompanhar um movimento rápido de identificar qual o tamanho do problema que tínhamos assumido. Qual divida terá o Flamengo para resolver? A auditoria fez rapidamente um trabalho de identificar o imenso rombo, e ai cada parte do clube tratou de iniciar um processo conjunto objetivando: sanear dividas!

E se a grande massa entendeu a importância de uma CND e de priorizar o pagamento de dívidas ao invés de trazer o Messi, em grande parte está também a influência das mídias socias que reproduziram esta idéia e fizeram a tal CND virar papo de botequim. Eu tenho CND você não tem virou a zoação com os adversários….

Captura de Tela 2013-06-03 às 12.10.26As mídias compraram também a idéia do Socio Torcedor, e ajudaram a divulgar a idéia que já alcançou hoje praticamente os 25 mil sócios. Mas alguns problemas na comunicação do plano começaram a demostrar um outro lado desta historia. As famosas frases divulgadas pelo twitter oficial do clube: “Pare de Reclamar e seja sócio torcedor”, “Não pergunte o que o Flamengo pode fazer por você, e sim o que você pode fazer pelo Flamengo”, começaram a repercutir mal, criando uma onda do ame ou deixe-o, que geram criticas no mínimo bastante razoáveis.

11_kazanevsky772015_thumbMas alguns integrantes da nova administração não aceitaram as criticas, e estão agora tentando reduzir a importância da galera, chegando a dizer que não é através de mídias sociais que se muda o clube. As diversas ações corretas dessa diretoria não apagam as falhas que precisam ser pontuadas. Vamos sinalizar quando um backdrop não estiver de acordo ou transparente para nós ou porque foi feita alguma “gentileza”. E se ninguém percebeu (imprensa), que bom que tínhamos blogueiros atentos. Mais uma vez demos insumos para imprensa, essa nova imprensa de internet, que poderia colocar as mãos pro céu e agradecer nosso apreço e cuidado com nosso clube. O nosso pleito é pela manutenção da transparência – aquela transparência que nos foi assegurada durante as eleições -, mesmo que deixe algumas pessoas “#xatiadas”…

Continuamos apoiando e elogiando os acertos, mas vamos continuar Falando de Flamengo também quando for necessário criticar. Se você é sócio torcedor, você é mais Flamengo? Se vc não comprou a nova camisa da Adidas ainda, você é menos Rubro Negro? Se você não concordar com 100%, você é oposição???

C424BEAE26794718800D4178E7C8DB81Este clube com sua historia integrou o Brasil através de uma paixão, é feito de todas as raças, classes sociais e opiniões. E essa é a grandeza maior desta Nação! O que não pode é a soberba do “neo marketismo” da FLA-PIRAQUE tomar conta de todos e não aceitar qualquer crítica, muitas vezes positivas, e querer separar os trocedores em blocos.

esamos-de-olhoMas fica a dica: Vamos sim continuar Falando de  Flamengo, porque sabemos que mais importante que entregarmos o clube a uma direção que efetivamente tem conhecimento para tocar, é sermos os guardiões da garantia dos processos. É supervisionar aqueles que escolhemos e entregamos a instituição pela qual somos apaixonados. É transparecer para uma imensa torcida o que acontece no Reino Gávea. Esta torcida foi convocada a descer das arquibancadas, e agora querem saber não só do time que entra em campo e faz acontecer. Queremos transparência por todos os times que compõe a Nação.

Sabíamos que não seria fácil e que não seria perfeito. Mas queremos cada vez mais buscar soluções e fazer parte da vida do clube que em muitas vezes é colocado em primeiro lugar na vida de muita gente. Todo Rubro Negro tem algo para contar, dezenas de histórias de amor com o clube. Para nós, o sucesso do clube é infinitamente superior a qualquer pessoa que esteja envolvida com ele.

Me reservo ao direito de continuar “blogando”, e deixando sempre transparente minha opinião, aplaudindo e vibrando com os acertos e apontando e criticando os erros. Porque foi “blogando” que influenciamos positivamente este movimento de mudança, que encontramos oportunidades, formulamos propostas e iniciativas úteis para o alcance dos objetivos da Nação.

ufc-160-018Continuo Falando de Flamengo, porque o Flamengo não se resume à quem está no comando. Estas pessoas passam, e tomara que passem rápido aqueles que permanecem no erro, e enxergam a blogosfera como inúteis ao clube. Entendemos que todo debate é útil, e não queremos que ninguém abra mão do direito de reclamar porque não tornou-se sócio torcedor. O direito de reclamar, torcer, apoiar, cornetar é ilibado. Jamais deve ser impugnado tal direito. E isso independe de sua condição para com o clube: sócio; não sócio; sócio torcedor ou não. Está intrínseco àquele que nasceu Rubro Negro o direito de reclamar, amar, chorar, criticar… porque acima de tudo está a paixão pelo clube, responsável pelas maiores alegrias do sujeito Rubro Negro.

Continuo Falando de Flamengo, porque eu não concordo com o “marquetismo” da Fla-Brooklin que não considera o torcedor, como seu principal empregador e sua satisfação como valor fundamental. Que coloca em segundo plano o interesse de Sócios Torcedores, que vão a TODOS os jogos do Flamengo. Eu gostaria de perguntar aos meus leitores: vocês sabem hoje, qual a missão da direção do Flamengo? Quais as diretrizes? Quais os valores?

0,,14524897,00Acordem, esta postura antiquada de lideres que ainda acreditam no modelo “eu mando, você obedece”, estão com os dias contados! Esta liderança é obsoleta, e apenas distancia a torcida. Coisas do tipo “Parem de reclamar e virem Sócios Torcedores” não cola! Queremos líderes motivadores, agregadores, estimulantes, que entendam que a torcida é o maior patrimônio do clube, e somos capazes de criar um movimento de apoio, a ponto de tornar o Flamengo o clube mais rentável do mundo.

Inspirem à torcida. Respeitem. O respeito não é alcançado por imposição. Conheça quem compõe a massa. Ouça na essência e leve em consideração, principalmente as críticas. Não somos contra o Flamengo, somos contra àqueles que não alinharam suas expectativas com a gente. A diferença entre profissionais comuns e aqueles que realmente fazem a diferença é sua capacidade de ver o que a maioria não enxerga. O bom profissional não precisa ser grosseiro ou autoritário para obter respeito ou admiração, não precisa dizer a ninguém o quanto ele é bom. Se realmente for, o reconhecimento vem.

Somos o Falando de Flamengo, o Acima de Tudo Rubro Negro, as Donas da Bola, a Magia Rubro Negra, o Primeiro Penta, o Ser Flamengo, o FlamengoNet, o Flamengo Eternamente, o Pedrada Rubro Negra, o Igreja Flamengo, o Mil Vezes Flamengo, dentre tantos outros componentes de uma Nação! E assim continuaremos, porque o Manto fala! Somos todos, menos alguns!

E ainda que nem minha mãe, nem a mãe do Lysias, leiam este texto… eu continuarei Falando de Flamengo

3 Comments

  1. Mauro Sant Anna

    3 de junho de 2013 at 14:30

    Falou tudo, torcedor não pode ser tratado como consumidor, nossa relação com o Flamengo vai muito além disso. SRN

  2. Caio Bruno

    3 de junho de 2013 at 20:03

    muita indignação pra pouco problema. muito clichê.. parece aqueles discursos usados por lideres de universidade. o texto é até bacana, mas é incoerente porque não se encaixa na realidade. faltou mais problema pra credenciar esse tom de revolta e injustiça. parece que a intenção da autora é mostrar que ela “não se cala” , que ela fale tudo “doa a quem doer”. enfim, ela quer mostrar que ela é corajosa. achei bacana, admiro pessoas corajosas, mas é muito bla bla bla pra pouco motivo. recomendo esperar mais um pouco, esperar acontecer algo realmente revoltante para poder redigir um texto nesse tom. por enquanto, é apenas incoerente.

    • Green

      6 de junho de 2013 at 15:21

      Também concordo, acho que é muito blãblãblá prá pouca coisa…
      Típico discurso de universitários mesmo rs
      Sabe artigo? Então fala o problema e mostra possíveis soluções rs
      Pq tudo oq você escreveu todo mundo tá cansado de saber, e sobre o ST acho que eles estão fazendo várias campanhas, uma delas realmente como vc disse é nesse tom, de “pare de reclamar e ajude”, mas o início da campnha não foi assim, e todos sabemos que as campanhas mudam toda hora, para atingir todos os gostos rs, tem gente que só dá dinheiro prá receber algo em troca, tem gente que dá grana por amor, tem gente que dá pq não aguenta mais um time fraco, ou seja precisa-se de várias campanhas, mas enfim, todos somos mengão, mesmo o cara sem dente que vê o time no boteco sem grana nem prá comprar uma meia do flamengo, ou o cara que já comprou a camisa da adidas e fez o sócio torcedor ha 3 meses.
      Enfim espero que o time melhore!
      #VamosFlamengo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.