NA WEB
    Google+

    SOBRE CRENÇAS E IGUALDADES

    Por em junho 6, 2013

    420705_646476328703080_1513562562_nEu acredito no Flamengo atual. Ponto. Acho a atual gestão muito profissional e com vontade de acertar. Outro ponto. Agora, creio que a pressa de acumular capital está sufocando o prazer gratuito e simples de ser Flamengo. Vejam bem: achei realmente excelente o Flamengo ter finalmente um programa de Sócio Torcedor. Não achei excelente O PROGRAMA – achei bem ruim, e não entrei. Não percebi muita vantagem, principalmente em relação a pagar 107 reais e ser sócio-contribuinte e ainda poder entrar na piscina. Mas antes de mais nada, achei que o Flamengo deu um passo gigantesco – bom ou ruim, é o nosso programa Sócio Torcedor e que vai ser melhorado, tenho certeza. Um dia vamos perceber mais benefícios além de 10% na compra de um whooper no Burger King ou 5% na compra do Ades de maçã, tenho certeza absoluta.

    20130605230723_289Também vale aplausos a forma com que os espaços na camisa foram negociados – basta lembrar que por quase dois anos a presidente anterior ficou com o espaço vago, sem sucesso, porque recusava contratos abaixo de determinado patamar. Finalmente, vale aplausos ter de volta ao clube os ídolos, como Zico, Adílio, mesmo que eles ganhem alguma vantagem financeira – e cá para nós, eles merecem. Se criassem um Fundo de Apoio ao Zico e me pedissem para pagar R$ 2 por mês, eu iria aderir – e nem seria necessário me oferecer 10 por cento de desconto no sorvete de flocos 2 litros.

    getEnfim, vejo que o clube do Flamengo está saindo das trevas. E ao mesmo tempo, o time do Flamengo caminha em passo acelerado para a escuridão eterna. O técnico não tem a menor ideia do que fazer para montar o time, escala quatro volantes contra o Náutico, acredita em Renato Abreu e acha que Ramon e Hernane jogam futebol. Enfim, um desastre. Mas para a sorte do gaúcho Pelaipe, é no Jorginho que serão atiradas as pedras – basta ver que o gaúcho simplesmente não aparece muito nessas horas.

    flamengo_nautico3_cahemota.jpg95Agora, fora essas questões de clube ótimo/time horroroso que volta e meia assombram muitas outras grandes agremiações brasileiras, vale um protesto contra as inacreditáveis e inaceitáveis mensagens proferidas no placar eletrônico do jogo desta quarta-feira (05/06) no Orlando Scarpelli. As mensagens tinham um tom de cobrança, muito parecidos com o dos torcedores online diante das reclamações dos confrades – “Se você não é a solução, faz parte do problema” ou “Ah, se você não paga, também cala a boca”.

    flamengo_nautico4_cahemota.jpg_95Em nenhum clube, repito, nenhum clube do mundo existe essa filosofia. Existem, sim, programas sócio-torcedor, ótimos, melhores ou piores do que o do Flamengo; mas a filosofia de exclusão que esses caras pregam é algo inaceitável. Somos 40 milhões de torcedores, e tenho certeza de que a diretoria não pretende ter todos como sócios-contribuintes. E mesmo que haja 40 milhões de sócios-torcedores, não seria possível dar a todos benefícios palpáveis – ou vocês acham que 40 milhões poderiam ter “prioridade de compra” de algum ingresso?

    divulgacao93Logo, aprendam a conviver com as diferenças; aceitem o fato de que é possível comprar o título de sócio, é possível comprar a adesão ao sócio-torcedor, mas não se compra sangue e alma flamengas – ninguém se torna mais Flamengo do que o outro apenas porque está pagando uma indulgência ou um dízimo para os nossos pastores.

    Muito legal ajudar. Muito bacana ser sócio, eu pretendo voltar a ser (meu pai era sócio patrimonial mas morreu em 1984 e eu perdi o título). Mas nunca, nunca poderei dizer a qualquer rubro-negro morador de favela, desdentado, desempregado, que eu sou mais Flamengo que ele. Eu posso dizer que tenho mais dinheiro do que ele.

    Mas nunca, nunca que eu tenho mais alma. Porque sofremos igual com vexames ridículos como o desta noite contra o Náutico.

    E aí, nesta igualdade de alma, é que reside o ser Flamengo. Não em carnês.

    Sou Flamengo. Pergunte-me como.

    One Comment

    1. elisson

      6 de junho de 2013 at 18:32

      muito da hora esse poster falou tudo

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.