NA WEB
    Google+

    Quem vive de passado é… Torcedor?

    Por em junho 12, 2013

    flamengo-campeao-do-mundo-1981Atenção! Crônica publicada em 12 de junho de 2013, porém, mais atual que nunca.


     

    por @oPCpereira

    Em decorrência das frustrações do futebol, ultimamente sofremos o presente e comemoramos o passado. Comemoramos a volta da Adidas, comemoramos os 60 anos do nosso maior ídolo, comemoramos os 30 anos da Libertadores e do Mundial.

    Quero que entendam que essas datas devem, sim, ser comemoradas, mas não podemos nos acomodar e pensar que essas vitórias serão eternas, pois que não serão. Conformem-se.

    torcidaparaatlanticanomundialNós vamos morrer. Essa é a única certeza da vida. E até quantas gerações depois de nós, conseguiremos convencer que as glórias do passado devem permanecer vivas na memória de quem não as viveu?

    Exatamente. Reflitam sobre isso. Muitos dos que estão lendo este texto não viveram as grandes glórias que hoje comemoram, mas têm um sentimento saudosista – tirado sabe-se lá de onde – que supera a coerência e transcende o amor. Deal with it!

    Mas serão capazes de convencer seus filhos (e netos?) que o melhor a fazer é amar incondicionalmente o Flamengo? Acho que não… Infelizmente… Conformem-se, mais uma vez.

    quebra-cabeca-34ba2E, a partir do momento em que a torcida (ainda acredito que escorreitamente) batalhou por seu espaço na política do clube e fez – SIM, FEZ! – com que os que hoje ocupam seus tronos galgassem até eles com maior facilidade, aos meus olhos parece que ela, a torcida, perdeu no meio do caminho um pouco da magia que devasta corações e mentes.

    Mais uma vez, infelizmente, eu consigo compreender a torcida do Flamengo. Está faltando um pedaço. Está faltando uma peça do quebra-cabeça das emoções: a falta de razão. O suicídio mental que faz com que aquele torcedor fervoroso adie o próprio casamento (só por 90 minutos) ou peça para que o enterro do tio – pelamordedeus – não seja marcado para o Domingo…

    torcedor-do-flamengo-exibe-faixa-de-apoio-ao-time-antes-do-classico-contra-o-fluminense-1320604765445_1920x1080Esse pedaço ficou perdido na mistura que foi feita entre a emoção e a razão. Razão esta que nem sempre tem razão: a política (e pior, a politicagem).

    O torcedor fanático deparou-se com a realidade que assola o seu clube do coração e viu que torcer é difícil quando se tem a mínima noção da realidade… mas… Conformem-se!

    19_MHG_torcida_rubro-negraTorcida do Flamengo. Eu ouso te convocar a vendar os olhos para as amarguras e simplesmente torcer.

    Quero – preciso! – comemorar a volta das três listras com mais uma estrela no Manto. Quero e preciso comemorar os aniversários dos nossos grandes ídolos, mas também comemorar a chegada de novos. Quero e preciso comemorar as décadas e décadas do nosso primeiro Mundial, mas com a mão na Taça novamente!

    Torcida! Volte a torcer!

    2 Comments

    1. Jota

      12 de junho de 2013 at 11:57

      Mundial ? kkkkkkkkkkkkk

    2. Gilson Araujo

      13 de junho de 2013 at 10:00

      À torcida do flamengo é tão forte que ela mesmo nem sabe o poder que tem nas mãos.Vamos aproveitar este momento em que o clube está se reorganizando e precisando do sócio torcedor.Vamos sim nos associar,porém,se apenas eles da Diretoría aceitarem que possamos opinar com relação as contratações de técnicos ou jogadores através de enquetes.Aí sim mostraremos a eles a real potência que é a nação Rubro Negra.

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.