NA WEB
    Google+

    MODELO EUROPEU DE TORCIDA

    Por em julho 19, 2013

    Torcida-na-Copa-das-ConfederaçõesCada vez que eu leio que querem “europeizar” a torcida nos estádios do Brasil com o argumento de que “seremos obrigados a se sentar durante todo o jogo, não canatar, e bater palma quando sai gol” me dá asco.

    Seria um grande avanço para nós, brasileiros, importarmos modelos de comportamento que primam pela organização, ordem e – sim – diversão.

    Quando alguém fala em “modelo europeu de torcida” ele certamente não tem a menor ideia do que está dizendo.

    710064_541717791O que o brasileiro médio tem “medo” eu apostaria meu parco salário de articulista do Falando de Flamengo que não vai acontecer. E eu fico impressionado que ainda tenham medo.

    Foi só ver a ridícula tentativa de proibição de bandeiras, mastros e etc. Foi revogada. O que as nossas “autoridades” confundem é a ordem – que é necessária, visto a zona que era ir ao Maracanã antigamente – com babaquice.

    torcidabayern1_get_62Pra quem já teve o privilégio de ir a um jogo na Inglaterra, Itália e principalmente Alemanha, pôde perceber que o tal “padrão europeu” é divertido, vibrante e emocionante.

    O que deve acontecer é apenas um pequeno e leve choque de ordem (apesar do horror à este termo) com lugares marcados, entrada e saída mais facilitadas. Ninguém vai impedir você de gritar quando a gente entubar os fregueses ou se quiser ficar em pé. Só vai ter um lugar no estádio pra isso. É organização.

    2009-nautico-0-x-2-flamengo-2E, na boa, com os dirigentes que temos, eu tenho minhas dúvidas até se isso vai acontecer. O público que esteve na Copa das Confederações – pra usar um termo recorrente – “não me representa”. O teste mesmo vai ser agora. E em qualquer mudança adequeções terão que ser feitas. Em ambos os lados.

    O tal consórcio vai ver que não vai conseguir impor certas coisas ao torcedor brasileiro (a começar pelo absurdo preço do ingresso) e o torcedor também vai ter que aprender a ser um pouco mais civilizado pelo bem do espetáculo. Que, lembrem-se, começa assim que você chega ao estádio.

    Agora parem com a gritaria boba e se preocupem em apoiar o time do Mano, pois pelo que eu vi contra o ASA…

    2 Comments

    1. VARNEYJOSE

      19 de julho de 2013 at 11:10

      Comentário total/ pertinente, inclusive ao exortar a MAGNÉTICA a obrigação de empurrar esse time pra frente; se não a coisa não anda…

    2. Márcio Rodrigues

      20 de julho de 2013 at 14:26

      muito bom o post ! quanto ao preço dos ingressos eu discordo, eles tem esse patamar para que todos se associem ao programa sócio torcedor, que é fundamental para os clubes de futebol. Acabei de comprar o ingresso para o jogo contra o foguinho, custava 120 pratas, com o sócio torcedor caiu para R$60, e por eu ter direito a meia entrada paguei apenas R$30, praticamente o que eu já pagava antes do fechamento do maraca. SRN CRN424571

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.