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    PROFISSIONAL OU AMADOR NO MARKETING DO FUTEBOL?

    Por em agosto 8, 2013

    por @PoetaTulio

    Durante a última semana fiz questão de rever algumas entrevistas do Bap, o Luiz Eduardo Baptista, Vice Presidente de Marketing do Flamengo. Mesmo com um discurso parecido entre elas, podemos ver após sete meses no cargo, que em alguns pontos, discurso e prática não se alinham. Deixo bem claro mais uma vez que não sou profissional de marketing e que estou simplesmente cobrando aquilo que nos foi prometido durante a campanha.

    20130121160220_968Antes mesmo de assumir oficialmente a pasta do marketing, já colocou a mão na massa. Mesmo com o contrato da Adidas assinado ainda na gestão Patrícia Amorim, Bap teve influência direta na melhora em diversas cláusulas. Chegou a afirmar que o Flamengo passava de parceiro a sócio da gigante alemã de tão bom que ficou o contrato com as alterações.

    A primeira grande ação nacional do novo marketing do Flamengo foi o Cadastro Rubro Negro lançado no dia 03 de março. Falei sobre ele no texto “Como poderia ser aproveitado o cadastro Rubro-Negro“, publicado no Blog Ser Flamengo. Longe dos objetivos que coloquei no texto, o do Bap era atingir três milhões de cadastros que seriam usados como atrativo aos parceiros e patrocinadores. Quantos torcedores se cadastraram? Alguém sabe? Será que foi atingido o objetivo?

    Ainda em campanha, o dirigente falava do Sócio Torcedor como uma oportunidade de aproximar a torcida do Clube e seus planos sempre foram muito ambiciosos. Bap sonha que em até dois anos, o Flamengo tenha o maior Sócio Torcedor do mundo, ultrapassando o Benfica. A realidade, porém, é muito diferente. Com planos caros e poucos benefícios, o Nação Rubro Negra parece ter atingido o seu ápice com o que é oferecido hoje em dia. Falei sobre ele no “Sobre o Sócio Torcedor Nação Rubro-Negra“. Bap espera que até o fim do ano o Clube tenha entre 60 e 80 mil adesões, o que podemos ver que está longe de se conseguir, pois com os discursos anteriormente agressivos e o já falado pouco benefício, realmente faz com que o Flamengo fique longe dessa meta.

    flamengo_nautico3_cahemota.jpg95Com o lançamento do programa em Março, o cartola jogou por terra algumas promessas como: dar prioridade de compra de ingresso e melhor relacionamento do Clube com o sócio Off-Rio, modalidade que não obteve nenhum benefício com o Nação Rubro Negra e nem no modo societário do Clube; dar oportunidade aos torcedores de contribuírem com R$ 10 ou R$ 20, pois o Sócio Torcedor seria uma grande oportunidade do porteiro da sua rua contribuir com o Flamengo. Bap até chora ao falar sobre essa história na entrevista dada a equipe da TozzaCam. E também tem a parte em que ele fala que os torcedores não teriam vergonha e nem indignação. Aí lhe faço a pergunta: Qual foi o seu sentimento ao ver aquelas mensagens no placar eletrônico do Estádio Orlando Scarpelli, no jogo contra o Náutico pelo Campeonato Brasileiro desse ano?
     
    Outras promessas que poderiam ser plenamente realizadas em curto prazo também nunca foram postas em prática, como o estímulo da ida de torcedores ao Ninho do Urubu com vans e ônibus saindo da Gávea; desenvolvimento de uma linha de produtos para todas as classes de torcedores, do rico ao pobre; a criação da contribuição espontânea para o sócio que pode e quer contribuir mais com o Flamengo; e o aprofundamento do relacionamento com as Embaixadas da Nação. Em suas entrevistas, Bap fala até que poderia fazer uma parceria comercial com elas. Vamos aguardar para ver.
     
    Sei que não seria fácil, e nem está sendo, não só para o marketing, mas como em outros setores. Porém, a forma como Bap se colocou nas entrevistas nos passou que a tal revolução prometida por ele no marketing seria em curto prazo. Talvez esteja querendo chegar mais rápido ao seu objetivo e está se esquecendo de focar nos projetos em curto prazo, e praticando no momento o tal “projeto pato” definido por ele da seguinte forma: “O pato nada, voa, faz diversas coisas, mas todas erradas”. E aí há um velho ditado que diz: “É melhor fazer uma coisa bem feita do que muitas mal feitas”.
     
    fladividas-300x250eHoje a estrutura do Marketing do Flamengo está como prometeu e quis com dois diretores remunerados: um de marketing esportivo (Fred Luz) e outro de relacionamento com a torcida (Fred Mourão). Não duvido que como mesmo colocou, irá honrar o mandato todos os dias e devemos ressaltar que os patrocínios que o Flamengo conseguiu este ano para o futebol como: Peugeot e CAIXA tem em muito a ver com o Marketing. Porém, ainda está muito longe dos R$ 200 milhões/ano que ele pretende arrecadar só com o seu departamento.
     
    Não ponho em cheque e nem duvido da competência profissional do Luiz Eduardo Baptista, mas vale ressaltar que administrar o marketing de uma empresa como a SKY e presidi-la é bem diferente do Clube de Regatas do Flamengo, que é formado não por clientes, e sim por 40 milhões de apaixonados. Digo ao Bap que estarei aqui para elogiar o seu trabalho quando ele se mostrar mais profissional e rentável ao Clube, ou que chegue bem próximo das entrevistas que ele deu durante e após a eleição do ano passado.

    5 Comments

    1. Cida Gomes

      8 de agosto de 2013 at 21:49

      PÍFIA atuação até agora. Primando pela arrogância e falta de diálogo, tentando empurrar goela abaixo, um produto ridiculo como este ST.

    2. Urubu Carniceiro

      8 de agosto de 2013 at 22:09

      Acho que mesmo que se queiram criticar o MKT do Flamengo hoje esta melhor que todos os outros anteriores que já tivemos se realmente tivemos pois menso não sendo difícil vender o peixe Flamengo nesse ponto estava difícil conseguir o minimo que vale o peixe hoje em dia conseguimos um pouco além do que ele vale não o seu máximo ainda pois temos que por na mente que estamos saindo de um momento de uma crise não só técnica dentro de campo mais uma crise nas finanças onde quando se chegou tinha se um rombo de mais de 120 milhões para esse ano reduzimos bastante e amenizamos com novas receitas se esta longe dos 60 mil planejados estamos bem na parte de arrecadação onde o clube arrecada 1.320.000,00 por mês só com esses pouco mais de 33 mil sócios hoje somos o terceiro em arrecadação mesmo sendo o quinto em número de sócios temos propriedades no Manto que ainda pode ser vendida qu só não foi vendida ainda porque nesse momento não se é preciso aceitar qualquer proposta que é colocada na mesa, vencemos verdadeiras batalhas campais administrativas para conseguir as CNDs que já irão gerar receitas que impedirá que o futebol do clube pague os esportes olímpicos, estamos desassociando a sede fisica do futebol pois ela vai começar a gerar sua própria receita senda desnecessário tirar dinheiro do futebol para manter a sede em perfeito estado entre outras coisas se essa administração peca é na parte do futebol que se consideramos como estava podemos dizer que temos um elenco razoável com o que temos disponível para gastar mais como o assunto aqui é o MKT vou encerrar aqui. #SRN Meu Twitter @UrubuCarniceiro

    3. FLA URUBU CARNICEIRO (@UrubuCarniceiro)

      8 de agosto de 2013 at 22:12

      Acho que mesmo que se queiram criticar o MKT do Flamengo hoje esta melhor que todos os outros anteriores que já tivemos se realmente tivemos pois menso não sendo difícil vender o peixe Flamengo nesse ponto estava difícil conseguir o minimo que vale o peixe hoje em dia conseguimos um pouco além do que ele vale não o seu máximo ainda pois temos que por na mente que estamos saindo de um momento de uma crise não só técnica dentro de campo mais uma crise nas finanças onde quando se chegou tinha se um rombo de mais de 120 milhões para esse ano reduzimos bastante e amenizamos com novas receitas se esta longe dos 60 mil planejados estamos bem na parte de arrecadação onde o clube arrecada 1.320.000,00 por mês só com esses pouco mais de 33 mil sócios hoje somos o terceiro em arrecadação mesmo sendo o quinto em número de sócios temos propriedades no Manto que ainda pode ser vendida qu só não foi vendida ainda porque nesse momento não se é preciso aceitar qualquer proposta que é colocada na mesa, vencemos verdadeiras batalhas campais administrativas para conseguir as CNDs que já irão gerar receitas que impedirá que o futebol do clube pague os esportes olímpicos, estamos desassociando a sede fisica do futebol pois ela vai começar a gerar sua própria receita senda desnecessário tirar dinheiro do futebol para manter a sede em perfeito estado entre outras coisas se essa administração peca é na parte do futebol que se consideramos como estava podemos dizer que temos um elenco razoável com o que temos disponível para gastar mais como o assunto aqui é o MKT vou encerrar aqui. #SRN Meu Twitter @UrubuCarniceiro

    4. Rodolfo Zozo

      9 de agosto de 2013 at 01:03

      Concordo com muita coisa do seu texto, Túlio.
      O mkt do flamengo está muito ruim, mas hj temos marketing. Temos que parabenizar os acertos e cobrar os erros.
      Melhoraram o contrato com a adidas? Melhoraram, mas não colocaram nenhuma cláusula por incompetência da adidas, como estamos vendo agora com a dificuldade de distribuição de material.
      Conseguiram bons patrocínios pra camisa, hj é uma das mais valorizadas do país, mas acho um absurdo como não arranjaram patrocínio pras mangas, poderia vir pra pagar dívidas, pagar a folha de um mês ou exclusivamente pra contratar algum jogador, oq não pode é ficar um espaço vazio e o clube sangrando 7 mi por mês em impostos.
      Acho q esse ST ainda tem um bom potencial pra crescer, não pelo oq a diretoria vem fazendo, mas pcausa dos torcedores, como vem sendo até agora. Cabe ao flamengo decidir um lugar fixo pra jogar no rio de janeiro. Se for no maraca o número de STs chega a 50, 60 mil fácil. Mas é impressionante quantas pessoas já vieram me perguntar como fazer pra ser sócio do flamengo, isso só mostra como o flamengo não chega ao seu torcedor.
      Qt ao maraca, o mengão bateu de frente, se segurou e a tendência é q tenha ainda mais cartas pra vencer do consórcio, está fazendo o certo, se fosse a última diretoria já teria fechado com o consórcio por condições piores doq o fluminense.
      Na estrutural profissional q estão implantando no flamengo, a função dos VPs é de planejar a sua pasta. o trabalho duro do dia-a-dia cabe aos diretores, porém, cabe ao VP fazer o controle da atividade dos diretores, cobrá-los por resultados, q não estamos vendo. Agora, o impressionante é que parece q o Bap cobra da paixão do seu torcedor e não de promover incentivos para que o torcedor vire sócio.
      Enfim, houve muitas melhoras, demos um salto de décadas frente às outras administrações, mas ainda estamos muito abaixo do que podemos ser e de onde já deveríamos estar com diretoria.
      SRN

    5. Allie

      15 de maio de 2017 at 07:57

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