NA WEB
    Google+

    ENGAJAMENTO E DECISÕES: O FLAMENGO DOS MANOS

    Por em setembro 20, 2013

    RH1Os especialistas em Recursos Humanos costumam dizer que há quatro fases do empregado em toda empresa: Recrutamento e Seleção, Engajamento, Desenvolvimento e, finalmente a Saída – seja para uma empresa melhor, seja demitido, seja aposentado. Qualquer equívoco em uma destas fases leva o setor a um mau funcionamento ou no mínimo à estagnação. Por exemplo: quando contratamos alguém com o perfil inadequado para uma vaga, erramos no Recrutamento e o profissional não se engaja. Quando não temos uma liderança adequada para conduzir o processo de Engajamento, o profissional não começa a se desenvolver. Aí, este ciclo de vida é acelerado – e vem a demissão, algo que causa desconforto para quem sai e para quem fica.

    O que temos no Flamengo hoje, depois dos diversos erros de Recrutamento e Seleção, é exatamente uma dificuldade gigantesca de obter dos profissionais do futebol um mínimo de engajamento. Se você recrutou mal, pode não conseguir engajar. O episódio desta quarta-feira, quando qualquer um via de fora, mesmo estando 2 a 0, que o Flamengo sofreria a virada, é um exemplo desta dificuldade: Mano Menezes, tendo, ao lado de Pelaipe, recrutado pessimamente (Val, Diego Silva, Moreno, Wallace, só para citar alguns), afirma que “não conseguiu passar ao grupo suas noções do futebol”. Ora, como assim?  Não são todos profissionais deste ramo? Tudo bem que quem contrata um Wallace não quis, evidentemente, os serviços de um especialista, e sim de um auto-didata mal-sucedido. Algo como procurar um mecânico de automóveis para arrancar um dente. Mas, nesta situação, você procura engajar o mecânico no seu objetivo, que é arrancar o dente e sofrer o menos possível.

    flamengo_derrota_brunogonzalezglo.jpg_95O time do Flamengo não tem o menor engajamento. Figuras que se arrastam, que demonstram desinteresse – e o episódio de um jogador sofrer acidente depois de uma festa mostra isto. Um time na situação do Flamengo, que se gaba de ter um dos maiores contratos do Brasil em termos de patrocínio, que paga em dia, não pode funcionar como o Flamengo velho, aquele que mandamos embora em dezembro. Aquele engajamento específico (AQUISIÇÃO DO SÓCIO-TORCEDOR) que é cobrado de nós, torcedores, não é reproduzido nem 1% no elenco. O torcedor deixa de estar com esposa, filhos, mãe, etc para ir ao estádio com seu cartão do sócio-torcedor. Ele está engajado. Um jogador que deixa de se cuidar para ir a uma festa e depois meter os cornos em um acidente de carro, não, este NÃO ESTÁ engajado. Não vai partir para o Desenvolvimento. O ideal é que queime esta etapa e vá logo para a Saída. Se ele se desenvolver em outro clube, ótimo para ele e para o clube. Sempre disse que não vejo o menor problema em ex-jogadores fazendo gols no Flamengo – prefiro sofrer um gol do Canelada por ano do que ele no Flamengo errando 30 passes por jogo. É a questão de atingir a etapa do Desenvolvimento. O Canelada, o André Santos, o Ibson, e quase todos estes de agora, simplesmente não atingiram.

    manomenezescabisbaixoflamengoclebermendesalTorcedores, diretoria, sócios, todos parecem estar engajados – e eu não tenho a menor dúvida disto. Mas os jogadores recrutados (muito mal) por técnico e diretor de futebol não parecem estar aptos a atingir esta etapa. Daí este descompasso entre time e torcida.

    Mano fez certo: não teve Liderança o suficiente. Pediu para sair, por mais que seja uma decisão passiva de críticas e ataques. Mas é uma decisão. Pelo menos tivemos esta decisão. Em função desta necessidade de engajamento, é lícito acreditar que teremos outras. Para o bem do Flamengo e da preservação do único título que temos para conquistar esta temporada: o de continuarmos sendo os únicos do Rio a não cair para a Segunda Divisão.

    6 Comments

    1. Jorge Antonio Coutinho Ferreira - 64

      20 de setembro de 2013 at 12:20

      Jorge Antonio Coutinho Ferreira – 64 em setembro 20, 2013 às 12:11 pm disse:

      Ontem foi realmente a ‘queda do pano’. Há algum tempo eu sabia que isso ia acontecer. Não que eu seja vidente, pai de santo, etc. etc. etc. Simplesmente sou vivido. Sou sexagenário e sei que só aprendemos, vivenciando, vivendo. Achei muito bom que fosse agora, ou seja, ainda em tempo de recuperar. Não é o jogo ser realizado no MARACA (nossa casa, para muitos) que iria apagar a imagem limitadissima desse elenco fraco; desse ‘training’ de meia tijela; dessa Diretoria incompetente. ACABOU. O FLAMENGO é do BRASIL e não apenas do RIO. Se assim fosse, preferiamos ser campeões cariocas e pronto. Ou será que não trocamos 5 titulos locais, por um nacional; 10 titulos locais, por um sulamericano ou mundial. É triste, mas é a verdade. Ainda é tempo, pois o SP saiu da zona e já conseguiu tres vitorias consecutivas. Acontece que lá tem um ‘iluminado’ Muricy. E nós, que tinhamos: um ‘candieirado’ (luz de candieiro) MM. Os times são parelhas, ou seja, lá não tem ninguem melhor que cá, inclusive Diretoria. O problema é que a NAÇÃO RN está muito passiva, achando que ‘não vamos cair’. NÃO. TÁ NA HORA DE CHACOALHAR AS ESTRUTURAS DO FLAMENGO. E À NAÇÃO RN, COMPETE FAZER ISSO. VOCES QUE ESTÃO AI NO RIO (onde fica a sede do FLA) TEEM A OBRIGAÇÃO MORAL DE INICIAR O PROCESSO. Eu, por enquanto, longe dai, só pode me restar: DESASSOCIAR, pois não posso dar ‘boa vida’ a esses FDP (ELENCO E DIRETORIA).

    2. Leonardo Lima

      20 de setembro de 2013 at 12:52

      Nunca fui contra ter profissionais de bom nível, trabalhando no flamengo mesmo que estes não fossem necessariamente torcedores do flamengo contudo, não consigo aceitar que um diretor de futebol seja contratado e dizer que se o grêmio ao qual o diretor é torcedor e o Corinthians caiu por quê o flamengo não pode ? Essa declaração somado as contratações erradas, desempenho ridículo perdendo para: Náutico, Bahia, Ponte Preta empatando com Portuguesa.
      Acredito que isso é suficiente para despachar o senhor Paulo Peláipe, Problemas trazidos por ele que são completamente ineptos: Val, Diogo Silva, Paulinho, Bruninho, etc.. Lembro que não dá pra colocar onze da base e definitivamente, esses garotos são superestimados Adryan e companhia limitada tem que ser tratados como jogadores e não como joias raras e sem paternalismo.
      Flamengo tem que exigir comprometimento, quem não tem competência que sejam mandados embora imediatamente, antes do barco afundar. O flamengo merece respeito chega de erros por parte dessa diretoria, vamos aparecer dar as caras e assumir tudo de errado que estão fazendo.
      Senhores respeitem o maior clube que esse país tem, respeitem a maior torcido do Brasil !!!

    3. VARNEYJOSE

      20 de setembro de 2013 at 14:20

      Com um recrutamento equivocado de atletas com capacidade muito aquem da exigida para fazer parte do elenco do FLAMENGO;
      e o processo de seleção dos titulares comprometido pela influencia dos empresários, a exigir escalação de seus protegidos em todos os jogos,
      não me admirou o pedido de demissão de MANO MENESES…
      técnico que se assume como “especialista” em segunda divisão!
      portanto sem o menor engajamento com o clube onde foi contratado por engano para trabalhar…
      as pessoas que erraram ao trazer o técnico, deveriam ao assumir o erro, realizar o prejuízo causado com o fracasso da campanha e tomar o mesmo rumo do demissionário…

    4. Renato Gordilho

      20 de setembro de 2013 at 14:35

      Eu quero saber se a diretoria do Flamengo, que diz ter implantado o regime profissional no clube vai abrir mão da multa rescisória, se fosse demissão o clube teria que pagar ao Mano,como vem fazendo com os treinadores e jogadores dispensados. Espero que o conselho fiscal cobre esse procedimento a diretoria pôs, trata-se de receita para o clube. Quanto ao Mano Menezes deve dar entrevista e dizer que a diretoria não deu suporte de elenco com qualidade para disputar o campeonato, mas contratou jogadores com seu aval. Eu nunca fui a favor do Mano ele é muito inseguro nunca teve uma base, mudava o time em todos os jogos, quando era treinador da seleção teve a disposição os melhores jogadores que todo time sonha ter e por ser inseguro convocou mais 160 jogadores e não conseguiu obter sucesso na seleção e teve a chance de se reabilitar no Flamengo e não o fez, talvez por está de olho no retorno ao corínthians. Tomara que a diretoria contrate um treinador argentino, nada de Joel,Roth e afins para satisfazer a imprensa que gosta de figura caricata como o Joel e o que acontece contratam geralmente o que a imprensa especular nas primeiras horas. O próximo treinador não deve fazer treinos fechados isso distancia o time da torcida e não serve pra nada porquê todo mundo sabe como todos times jogam pôs passam na tevê e não leva a nada. Fica a Dica ao time, passem a jogar como se todos os jogos do Flamengo fosse um rachão assim esses inúteis jogariam com mais disposição.

    5. Ronaldo Rodrigues de Lima

      20 de setembro de 2013 at 18:26

      O FLAMENGO ESTÁ NAS MÃOS DE PESSOAS COMPETENTES, EXTREMAMENTE CORRETAS QUE O LEVARÃO A GRANDES CONQUISTAS E NÃO APENAS NO FUTEBOL. TODO CRESCIMENTO REQUER TEMPO DE MATURAÇÃO E TRAZ CONSIGO ESSES TROPEÇOS, MAS SERÃO T.O.D.O.S OS OBSTÁCULOS SUPERADOS UM A UM… SEMPRE FLAMENGO SEMPRE ST..SEMPRE FLAMENGO SEMPRE STEMPRE ST

      • VARNEYJOSE

        20 de setembro de 2013 at 20:04

        Compartilho todo otimismo e entusiasmo no que se refere ao FLAMENGO…SEMPRE FOI GRANDE E SEMPRE SERÁ !!
        Concordo que exista uma visível intenção de correção na atual administração, mas não consigo enxergar competencia…
        A contratação de quatro técnicos na mesma temporada é sinal claro de incompetencia, não só dos profs. mas tambem de quem os contratou…
        A fragilidade do elenco montado para disputar o campeonato no papel de simples coadjuvante, tambem deixa a diretoria em posição difícil…
        A influencia de empresários na escalação do time (só assim se entende a insistencia com CADU) é outra exposição de fraqueza da cúpula do futebol…
        A atual campanha é a mais fraca que o FLAMENGO já fez em todos os tempos !
        Fica muito difícil para a torcida de um time com a grandeza do FLAMENGO conviver tanto tempo com o fracasso !!
        Precisa ser traçado URGENTE um novo rumo na política de futebol do clube !!

        Sdçs RN

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.