Google+

O COMBINADO NÃO SAI CARO, MAS TEM QUE COMBINAR

Por em setembro 23, 2013

Poderia começar esta resenha fazendo uma caça às bruxas sobre a saída do Mano ou sobre a irregularidade do nosso Rubro Negro. Ficaríamos discorrendo por horas. O fato é: viemos de um Flamengo mal estruturado (time) há pelo menos 3 anos. Não conseguimos formar um elenco sólido, com sintonia, com base para entrar em campo e ao menos realizar uma bela partida. O que difere o Flamengo deste ano para os últimos anos, são unicamente as pessoas que assumiram o comando e entraram para realizar uma transformação organizacional.

mano-menezes-flamengo1-650x400O problema é que não somos uma empresa, não obstante temos por objetivo profissionalizar a instituição. E é justamente onde está toda a dificuldade. Quando o principal pilar que sustenta toda estrutura sofre abalos, todas as partes interessadas por consequência sofrem. Um Flamengo (time) não produtivo, sem resultados e sem perspectivas, evidencia o quão frágil é toda a instituição quando não está firme nas suas bases. Toda estrutura estremece.

Fato: O flamengo é o Futebol. O Flamengo vive hoje outra realidade e não duvidamos que as diretrizes têm por objetivo tornar o Rubro Negro o Maior do Mundo. Falta apenas identificar onde está a falha. Onde a maquina não está rodando. É preciso ajustar onde não há resultados.

Heráclito, filósofo grego do século V a.C, dizia: “Nos mesmos rios entramos e não entramos, somos e não somos.”

herc3a1clitoEste pensamento representa a mudança na natureza humana em suas oportunidades de acertar quando se tem mais de uma tentativa. Nem a pessoa que atravessa o rio permanece a mesma cada vez que o faz, nem o rio, seguindo o caminho irrevogável de seu fluxo, consegue banhar com as mesmas águas os pés daquele que o atravessa em diversas oportunidades.

Os problemas com o futebol Rubro Negro, não são novidades, a diferença está em como cada um (membro da instituição, jogadores, colaboradores, torcedores) as encaram. A transformação deve ser modelada e gerenciada de forma que assegurem entendimento e conscientização em todos os colaboradores da organização. Para esta mudança acontecer, é preciso planejamento e estratégia, e isso tem que ser muito transparente para todos que direta ou indiretamente participam desta mudança.

O diagnóstico de “por quê mudar” e “o quê mudar” depende da clara compreensão de como interagem os dois lados de qualquer organização: o direcionamento estratégico (quem define as diretrizes) e o conjunto de elementos que integram o conteúdo de sua gestão (quem executa), e o resultado vão determinar seu nível de excelência.

2013091573292Talvez seja necessário parar e transparecer para todos que estão neste barco quais são os próximos passos e definir quem fica e quem não pode mais ficar. Os objetivos precisam ser alinhados com todos. Principalmente com quem entra em campo. Se não possuem maturidade para entender a imensidão que estão navegando, que não permaneçam. Se porventura tropeçarmos, daqui a 30 anos não lembraremos se a pessoa A ou B fez o estrago, mas sim que a instituição Rubro Negra tropeçou. Sejamos prudentes e façamos o exercício de lembrar que todas as pessoas passam, e que o Flamengo sempre ficará. Soberano.

Somos todos menos alguns. NADA IMPORTA SEM O FLAMENGO. Acordem!

9 Comments

  1. Claudio Nogueira

    23 de setembro de 2013 at 12:43

    Na boa Marcelinha, eu já comentei aqui a verdade de que cada vez mais iremos viver de Youtube ou seja ver como era antes o Orgulho de ser Flamengo ou se ódio para os outros misturado com respeito, admiração e medo…….Como posso dizer para as minhas filhas sobre esse Flamengo ai, qual referência de time que encanta que leva multidões que da medo nos adversários quando é enfrentado em qualquer campeonato seja carioca, brasileiro ou etc……vc diz no final “NADA IMPORTA SEM O FLAMENGO” como dizia aquele “sábio” jornalista “ai eu te pergunto????” qual Flamengo????? aquele que só dava orgulho em apenas vestir o manto pelas ruas, aquele que só em olhar vencendo na garra na técnica enchia os olhos de lagrimas ou esse ai……… sem comentários pq a coluna não permite palavrões, só responde por favor….. um dia minha filha de 12 anos olhando uma partida pela final da supercorpa de 1993 vencida pelo São Paulo nos penaltis no Morumbi para aqueles que não lembram foi aquela que o marcelinho perdeu o penalti; a minha filha me disse Pai agora sei pq vc é Mengão pq ele nunca desisti por nada vai deixar de lutar e ela é tão Flamenguista igual ao Pai, e eu a levei para o Maraca em 2001 no gol do Pet então ela ja tem uma breve ideia do Mengão de verdade mas tenho uma filha mais nova de 7 anos que ainda não viu essas glorias somente derrotas e vergonha e ontem ela viu aquele que nem sei se posso dizer partida de futebol de tão horrivel que foi, e minha filha viu o gol perdido do Elias e na hora ela me disse: “ai vão de novo brincar comigo na escola pq o flamengo não ganha!!!” e agora preciso dizer mais alguma coisa sobre esse Flamengo ai Marcelinha????!!!!!

    • marcella mello

      23 de setembro de 2013 at 13:39

      Meu amigo, estamos no mesmo barco! Tenho um filho de 13 e uma menina de 8 , fica bem difícil justificar nossa paixão! Mas ainda assim eu insisto. E ensino a eles se defenderem da arcoirizada! O Flamengo sem dúvida está carente de um grande time. mas creio que estamos no caminho. Somos todos menos alguns!
      Compreendo tua insatisfação…mas peço a vc que tome mais um fôlego e vamos juntos! Obrigada por visitar o Falando de Flamengo .
      bjs! Marcellinha

  2. Ronaldo Rodrigues de Lima

    23 de setembro de 2013 at 13:45

    Em seu comentário vc citou Heráclito eu cito Jesus Cristo “Bom só Deus o é” nossa diretoria apresenta falhas como todos nós, porém está revestida de tanta dignidade, firmeza de propósitos e competência que certamente a médio prazo recolocará o FLAMENGO no rumo de grandes conquistas e não apenas no futebol (também nos ”esportes amadores”) enquanto isso eu continuo SEMPRE FLAMENGO/SEMPRE ST.

  3. Tiago Flamengo de Souza

    23 de setembro de 2013 at 14:29

    Tudo que começa mail termina , erramos la em Janeiro ao trazer Pelaipe com essas contratações abaixo da critica , sabíamos e imaginávamos que esse ano seria difícil ,e olha que ja tivemos times ruins como 2002 2004 2005 2010 2012 , mas igual ao esse sem vibração e minima condição de vestir o manto sagrado eu to pra ver , no jogo de ontem se trocasse as camisas não iria ter a menor diferença tal qual é a nossa incompetência, sei que temos um time limitado , mas pow esses só fazem isso da vida , tem por obrigação de fazer pelo menos bem , sei que não temos time pra ganhar de Cruzeiro , Corinthians, Botafogo, mas é inadmissível empatar com lanterna e lá se foram 5 pontos que hoje nos deixaria tranquilos , mas enfim continuo acreditando na mistica, na camisa e em nós 12º jogadores pra levar nosso mulambos nos braços e mostrar um pouco o que é ser Flamengo , quando não vai no jeito , vai na raça é essa é a nossa identidade e isso não podemos perder .

    • Tiago Flamengo de Souza

      23 de setembro de 2013 at 14:31

      Podem apagar esse por favor

  4. Bruno Cazonatti

    23 de setembro de 2013 at 14:30

    “Quando o principal pilar que sustenta toda estrutura sofre abalos, todas as partes interessadas por consequência sofrem”

    EXCELENTE!!!!

  5. Tiago Flamengo de Souza

    23 de setembro de 2013 at 14:30

    Tudo que começa errado termina errado, erramos la em Janeiro ao trazer Pelaipe com essas contratações abaixo da critica , sabíamos e imaginávamos que esse ano seria difícil ,e olha que ja tivemos times ruins como 2002 2004 2005 2010 2012 , mas igual ao esse sem vibração e minima condição de vestir o manto sagrado eu to pra ver , no jogo de ontem se trocasse as camisas não iria ter a menor diferença tal qual é a nossa incompetência, sei que temos um time limitado , mas pow esses só fazem isso da vida , tem por obrigação de fazer pelo menos bem , sei que não temos time pra ganhar de Cruzeiro , Corinthians, Botafogo, mas é inadmissível empatar com lanterna e lá se foram 5 pontos que hoje nos deixaria tranquilos , mas enfim continuo acreditando na mistica, na camisa e em nós 12º jogadores pra levar nosso mulambos nos braços e mostrar um pouco o que é ser Flamengo , quando não vai no jeito , vai na raça é essa é a nossa identidade e isso não podemos perder .

  6. claudio duque

    23 de setembro de 2013 at 15:48

    Essa diretoria precisa entender, de uma vez por todas, q o futebol é o carro chefe do clube. É ele q atrai investidores, sócios, torcida, bilheteria, cotas de tv, ppv, vendas de camisa, etc, etc… E se ele não for visto como “prioridade” tudo q está no seu entorno acaba caindo junto. Portanto, montar um time competitivo deve ser visto como uma “obrigação” junto ao torcedor e aos investidores q apostaram nessa empreitada. E para isso, não é necessário deixar de pagar dívidas, ou fazer loucuras como em outras administrações. Basta ter as pessoas certas no depto de futebol, q estejam antenadas às oportunidades do mercado. E apostar numa comissão técnica, no início ao fim do trabalho.

    Oxalá q o Flamengo supere esse momento caótico. E q no ano q vem essa Gestão tenha a HUMILDADE de rever alguns conceitos, e chegue a um meio-termo entre a reestruturação financeira do clube e a montagem de um elenco digno.

    Para se pagar dívidas não é preciso manchar uma história de 118 anos…

    Belo blog Marcelinha!

    (Claudio Duque)

  7. Roberto Fernandes da Silva

    24 de setembro de 2013 at 12:38

    Os jogadores do Flamengo, principalmente os com salários altos, parecem não se importar com a instituição Flamengo e muito menos com sua torcida. Jogando ou não jogando, recebem seus salários, as vezes com atraso, é claro, mas recebem. O orgulho e o prazer em vestir o Manto parece não fazer a menor diferença mais. Essa piazada de hoje deveriam assistir alguns videos de Nunes, Rondinelli, etc… para entenderem o que é raça ao vestir o Manto; deveriam assistir alguns videos de Zico, Junior, etc… para entenderem o que é amor ao vestir o Manto. Pode até vir a faltar qualidade técnica mas não perdoamos faltar raça e amor… é o mínimo que podem dar de retorno à maior e mais apaixonada Nação Rubro Negra do mundo. os “meninos” das categorias de base deveriam pelo menos uma vez por semana “passear” pela sala de troféus e assistir um video dos bons momentos do Fla para nunca esquecerem o que estão fazendo e representando quando entrarem com o Manto Sagrado nos gramados desse Brasil e mundo afora… é isso…

    Roberto Fernandes / Curitiba – PR

  8. RIcardo

    24 de setembro de 2013 at 22:49

    QUAL A MAIOR TORCIDA DA INTERNET?
    POR ENQUANTO SÃO PAULO, FLUMINENSE E VASCO LIDERAM!
    DÊ SEU VOTO AGORA MESMO!
    http://WWW.FUTEBOLSHOW.NET
    COMENTEM NOSSAS NOTÍCIAS TB!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.