NA WEB
    Google+

    Zico: ‘Flamengo não vai cair’

    Maior ídolo do clube diz que o time já mudou sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, mas é duro ao analizar o elenco: ‘não foi montado para conquistar o título’

    Por em agosto 18, 2014

    zico_oie_1852553hBBFE3R2

    Maior ídolo da história do clube, Zico assistiu ao jogo da penúltima rodada [14ª rodada (10/08) contra o Sport] ao lado de Felipe, um de seus cinco netos, que pensou que o fantasma do rebaixamento havia sido exorcizado: “Disse pra ele que iríamos ganhar. Quando terminou, ele vibrou: ‘Viu, vovô, ganhamos. Não vamos pra Segunda Divisão’. Ele achou que o jogo foi o último e que não corremos mais risco”.

    O vovô Zico sabe que o perigo ainda existe, mas não acredita que a ameaça vá se concretizar: “Acho que o Flamengo não vai cair. Mas não é o fim do mundo cair. Não é a primeira vez que namora (com a degola). Mas dessa vez tem mais tempo para consertar. Vanderlei (Luxemburgo) é experiente,o time já é outro”, diz o Galinho, que é duro ao analisar o elenco: “Esse time não foi montado para conquistar (o título), tem que pontuar para não cair.”

    Como avalia a gestão do presidente Eduardo Bandeira de Mello, que você apoiou na eleição?

    Claro que não é aquilo que eu esperava. Mas só eles sabem o problema que estão vivendo. Mas situações de onde eles vieram é diferente na forma de agir. Eu acho que ainda vão levar tempo pra se adaptar. A afobação em dar resposta mostra que falta experiência. E eles são sujeitos a cometer erros. E o maior foi a forma e o momento de mandar o Jayme (de Almeida, ex-técnico) embora. E isso trouxe outro erro, que foi a contratação do outro treinador (Ney Franco), que veio com ambiente ruim e estava na cara que seria um fracasso.

    Você se afastou do grupo ou nunca esteve ligado na prática?

    Eu acreditava neles e ainda mais no que eu não queria mais no clube (Bandeira de Mello fazia oposição à reeleição de Patricia Amorim, com quem Zico teve problemas quando foi dirigente). Não podia ficar quem estava lá. Sempre coloquei meus pontos de vista, mas nunca participei com nada, nunca indiquei ninguém. Só falei de projetos, a base era a minha preocupação. Gostaria que tivessem feito algumas coisas, mas não fizeram. Eles sabem o que podem gastar, eles sabem o que é melhor.

    Então você não se arrependeu do apoio?

    Não, não mesmo. Tanto que faço ações para eles, como as do sócio-torcedor.

    Falou algo sobre o preço alto dos ingressos?

    O problema sabe qual é? O Maracanã é um absurdo de caro. E o clube está com muitos problemas financeiros. E na ânsia de resolver, pagar salários, eles fizeram isso. Mas a torcida do Flamengo tem poder aquisitivo menor. E os caras têm que entender que tem que ganhar o jogo e não o dinheiro. Pode empatar o dinheiro (entre custo e arrecadação) e ganhar de outra forma que não seja com o ingresso. Tem que lotar aquela p.. e ganhar dinheiro de outra forma. A torcida ajuda de outras formas depois.

    O que você está achando dessas campanhas de doação dos torcedores?

    O que o torcedor paga e o dinheiro vai direto pra pagar dívidas com a Receita Federal eu apoio. Fiz até a campanha. Mas esse negócio de dar dinheiro sem saber pra onde vai é perigoso. Podem ter 20 pessoas boas, mas vai que tem uma que se aproveita… Sempre falam que se cada rubro-negro desse um real, seria a solução. Mas não é assim. Tem que ter projeto consistente, como o sócio-torcedor.

    Você foi criticado por falar que Lucas Mugni não fez muita coisa até agora.

    Não falei nada demais. Todo mundo viu. Não posso falar do camisa 10? Agente só quer que o camisa 10 lance e chute. Só isso. Dizem que ele tem qualidade, mas já jogou uma, duas, 20 partidas e nada. Eu estou aguardando pra ver a qualidade. Cara, não dá! Estou alertando para que ele organize o jogo. Qual o gol que você viu ele dar o passe? Quantos gols ele fez? Um! Eu era jovem e estourei cedo. Com 21 anos eu era o melhor jogador do Brasileiro de 1974. Acham que estourei depois? P… nenhuma! Com 18 anos eu já tinha vaga no time, mas o Zagallo me preteriu. Esse papo de novinho é papo furado.

    Ver jogo do Fla te irrita?

    Não fico irritado, acho que fico até tranquilo. Claro que quando perde fico p…, sou torcedor. Mas não exijo de quem não pode dar, só de quem pode. Como falei do Paulo Victor (Zico o criticou pelo gol que decretou a derrota para a Chapecoense), é uma regra básica: quando a bola é cruzada na área, o goleiro tem que seguir a trajetória, ir para onde ela está indo. Se alguém tocar, é problema da zaga. Você fez o seu. Prefiro que toque e erre do que espere. Aí colocou a culpa no sol. Hoje tem boné, aquela tinta no olho. Não é justificativa. Goleiro de time grande tem que pegar as duas bolas que vão pro gol a cada jogo. Porque se for muito exigido no jogo, é de time pequeno.

    Achou certo tirar jogadores criticados e mandar o André Santos embora após a agressão?

    Acho que eles não estavam rendendo. Saíram por falta de produtividade. Não dá para aceitar a agressão, está errado, lógico. Mas o André Santos não saiu pela briga, ele não estava rendendo e por isso foi certo afastar. De maneira alguma isso (a agressão) influenciou.

    Você mudou a maneira de se posicionar, tem sido mais contundente.

    Estou mais maduro, vejo as coisas com mais clareza, a experiência me deu isso. Falo com conhecimento de causa, não dou palpite sobre o que não entendo. Não falo por falar ou só pra criticar.

    Na Seleção Brasileira, as  escolhas deram errado?

    A convocação não tem como criticar. Dos 23 jogadores, mais dois ou três poderiam estar ali. O Kaká deveria estar. Ele se encaixaria.

    O título da Copa das Confederações iludiu?

    O time era muito previsível. Um ano é muito tempo, faz diferença. Ninguém volta chorando pra casa quando perde a Copa das Confederações. Não gera crise. Os jogadores brasileiros não estavam bem, nenhum era protagonista no seu time lá fora. O Neymar não era titular do Barcelona. Só o Thiago Silva era titular absoluto (no PSG).

    Você já viu uma goleada como aquela?

    Só no Japão que vi uma série de gols assim. Quando isso acontece, o cara não está preparado e se desorganiza. Aí alguns abandonam a posição, outro tenta resolver, quer virar herói. Não gosto de improvisar. O David Luiz foi pro lado direito (da zaga) e vi que estava errado.

    Faltou controle emocional?

    É óbvio. Quando falei do choro no hino foi isso. Foi novidade o hino à capela? Não. Na Copa das Confederações aconteceu e ninguém chorou. E foi tão bonito quanto. Cantou o hino, passou, senão descontrola. O cara não pode se ver no telão e começar a chorar.

    Mas e quando pra mudar se busca solução no que deu errado antes?

    A renovação não aconteceu nem em cima. Eu esperava tudo, menos um cara que era agente de jogador pra ser o principal coordenador (referindo-se a Gilmar Rinaldi). E isso sem qualquer experiência em gestão. Só por que passou pela Seleção? Pra mim, ele entrou pela amizade. Não houve critério. O (Eduardo) Maluf (diretor do Atlético-MG), Rodrigo Caetano (Vasco), Felipe Ximenes (Flamengo) fazem isso, são preparados, mas não chamam eles. Eles têm de ficar p…

    Então não aprova o Dunga e o Gilmar?

    Critico o critério, não o nome. O Dunga sempre foi profissional, importante, segura a peteca, entende, é bom nome pelo que conhece. Mas não estava apto pra ser treinador na primeira vez. Não tinha dirigido nem time de botão. Falcão a mesma coisa. É um desrespeito grande aos técnicos, e a categoria ficou quieta, lamentavelmente. Tem que ser criticado o critério.

    E como viu o seu nome aparecer bem nas pesquisas pra assumir o cargo?

    Acho que pra ser o técnico da Seleção, o resultado é o mais importante. Isso no meu critério. E pra mim, o treinador tem que estar ralando aqui no Brasil. Por isso que eu não me candidato, já que resolvi não ser técnico aqui e seguir a carreira lá fora, pela minha ligação com o Flamengo. Nunca passou pela minha cabeça assumir a Seleção. Mas se eu fosse treinador aqui, com o meu currículo lá de fora, bons trabalhos, e viesse um cara de fora, eu ia meter a boca. Valorizo muito o profissional daqui.

     

    Meia Hora

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.