NA WEB
    Google+

    Rubronegrismo explícito

    Por em outubro 13, 2014

    Após mais uma vitória no Maracanã, não paro de ler textos exaltando a torcida do Flamengo e sua atuação neste campeonato.

    Nada que surpreenda para quem já está acostumado a frequentar aquele espaço sagrado das arquibancadas do velho estádio. Mesmo com todas as reformas e modernizações de suas dependências, a aura continua intocada. A força que vem não só do Norte, mas de todos os setores onde quer que se encontre um rubro-negro trajando o manto.

    oie_OHRZtXqhjaCi rubronegrismo

    O que estamos assistindo neste Brasileirão nada mais é do que o rubronegrismo explícito. Começou depois da Copa do Mundo, como uma necessidade de reerguermos o time da lanterna e salvá-lo de um (im)possível rebaixamento às profundezas da Segundona. Passamos pelo Botafogo, Sport, Atlético Mineiro, Corínthians e o tão falado Cruzeiro, com o seu decantado “carrossel azul”.

    Quem vem frequentando o estádio, sente aquela sinergia construída entre time e torcedor. Daquele jeito que vimos algumas vezes e com resultados surpreendentes, tais como o título de Campeão Brasileiro de 1992, que arrancamos uma improvável classificação para o mata-mata e atropelamos todos os concorrentes mais fortes e melhores classificados na primeira fase, ou ainda na última copa do Brasil, que vencemos o mesmo Cruzeiro, na já histórica batalha decidida no final com um gol de Elias.

    Os gritos e cantos saem mais fortes, a energia que emana da arquibancada torna nossos jogadores mais fortes, resistentes e confiantes. Jogadas que antes davam errado, passam a ter sucesso. Bolas impossíveis entram no gol. Jogadas claras contra, teimam em não entrar (pegue como exemplo a cabeçada de ontem do Marcelo Moreno e vejam se não foi o grito da torcida que desviou aquela bola).

    Temos uma média em torno de 40 mil torcedores após a parada da Copa do Mundo. Isso, porque não lutamos por mais nada neste campeonato. Contudo, mesmo assim, estamos lá semana após semana, trajando nossos mantos e incentivando como se estivéssemos a uma partida do título.

    Torcedores de outros times tentam entender, porém, nunca conseguirão explicar a magia que acontece quando o time do Flamengo e torcida aflora.

    Isto nos faz gigante e por muita das vezes, parecer invencíveis.

    rubronegrismo

    rubronegrismo

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.