NA WEB
    Google+

    A estrela, a cota, o corpo transitório e a selfie…

    Miudezas da politica Rubro-Negra…

    Por em novembro 19, 2014

    Por Poeta Túlio

    oie_19143298Glap2YW delair flamengo eleição cota extra

    Não bastasse o ano estar acabando e já ter praticamente acabado para o futebol, a política do Flamengo não deixa a desejar e fervilha. Talvez quem tenha alguma coisa a comemorar é a oposição do Clube. Mas quem pode ainda sorrir por último é a posição com o pleito que vai ocorrer no dia 8 de dezembro para o Corpo Transitório do Conselho Deliberativo.

    O ano de 2014 foi muito agitado nos corredores da Gávea. Coisas pequenas que são levantadas para o que seria uma simples decisão a ser tomada no Conselho Deliberativo, viram uma tremenda briga política. E dependendo do seu posicionamento sobre determinado assunto, logo é tachado de adjetivos como “Corja” ou “Smurf”.

    Vamos às últimas pequenas questões levadas ao Deliberativo, por ordem:

    Mais uma estrela na camisa

    Um regime democrático permite que em foros específicos possamos fazer sugestões. Algo que é muito válido como ocorreu com a sugestão da inclusão de mais uma estrela no Manto Sagrado por causa da conquista do Mundial de Basquete. Nada contra a conquista do basquete que só engrandece o Clube, mas acho que a estrela da conquista deve estar na sua camisa e não na do futebol. O Flamengo é uma só instituição de vários esportes distintos! Mesmo após grande polêmica, a votação da estrela foi retirada da pauta da última reunião do Conselho Deliberativo.

    Cota extra

    A tal cota extra simplesmente surgiu em nossas vidas de um dia para o outro. Sim, ao acordar e abrir o e-mail, lá estava me sendo passada uma dívida do Flamengo. Antes que eu seja defenestrado, vamos lá. A Gávea é uma Sede Social como outra qualquer, e para ser sócio você não precisa nem ser Flamengo. Imagina você indo se associar a um clube e ganhar de presente uma divida? É justo? Fora todo problema pela falta de informação aos sócios, a medida acabou virando arma política da oposição que resultou em mais uma derrota no Deliberativo para a atual administração.

    Eleição para o Corpo Transitório do Conselho de Deliberativo

    Uma eleição para simplesmente compor 115 vagas de Conselheiros ausentes. Segundo o Estatuto do Flamengo, quando um Conselheiro Eleito falta a três reuniões consecutivas ou a cinco alternadas sem justificativas, ele é excluído. Duas chapas foram criadas e a briga de situação e oposição parece não ter fim através de notas. O pleito ocorre no próximo dia oito de dezembro e já mostra um desenho para a próxima eleição.

    A selfie do Delair

    A última polêmica do momento é sobre o retrato de Delair Dumbrosck no “Salão dos Presidentes” do Flamengo. O ex Vice-Presidente Geral do Flamengo, Artur Rocha, encaminhou ao Presidente Eduardo Bandeira de Mello um pedido de retirada da foto de Delair ou a inclusão da foto de todos os ex-Vice-Presidentes. Entre ter que retirar uma a colocar dezenas de fotos, em uma reunião de diretoria decidiu-se retirar a foto de Delair. Se Delair e Artur Rocha merecem ou não suas fotos no “Salão dos Presidentes” é outra questão, mas a regra devia ser mais clara e objetiva quanto a isso. O que parece estranho é que por Delair estar do lado oposto ao da diretoria no que diz respeito a questões políticas, ocorre um fato desses. O que soa como retaliação. Não posso afirmar.

    Poderíamos hoje estar debatendo assuntos que poderiam ser mais benéficos a instituição, mas vamos nos prendendo por essas questões menores em face das necessidades do Clube. Mais por questões politicas. E muito desses assuntos serão levados para o pleito mais importante que é a eleição para Presidente ano que vem.

    Túlio Rodrigues é colunista do Blog Ser Flamengo

    3 Comments

    1. Pingback: Bate-papo do Nação com Eduardo Bandeira de Mello | Blog Ser Flamengo

    2. Pingback: FlaBasquete 2015/2016 – Ações ousadas | Blog Ser Flamengo

    3. Pingback: FlaBasquete 2015/2016 – Ações ousadas | Flamengo Blog

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.