Google+

Há 50 anos, Lev Yashin vestia a camisa do Flamengo

Considerado um dos melhores goleiros da história, o Aranha Negra passou alguns dias no Rio de Janeiro e escolheu o Mais Querido para se manter em forma

Por em janeiro 27, 2015

oie_fEEt5QVDwS1l

Lev Yashin foi um goleiro soviético, conhecido pela alcunha de Pantera Negra na Europa (Aranha Negra na América do Sul), devido ao seu uniforme todo preto. Considerado por muitos o maior goleiro da história do futebol e até hoje é o único de sua posição a ganhar a Bola de Ouro da France Football, prêmio para o melhor jogador da Europa, em 1963.

Em toda a sua carreira, Yashin defendeu 150 pênaltis e não levou gol em 270 jogos.

Como este craque veio parar no Brasil?

download-1-148x300Yashin conheceu em 1965 um empresário sueco do ramo de informática que tinha ligações com o Flamengo. Foi ele quem convidou o goleiro a passar alguns dias no Rio de Janeiro para conhecer as praias cariocas e também as instalações do rubro-negro.

Vale lembrar que Yashin era fã de alguns jogadores brasileiros (como o goleiro Gilmar, por exemplo) e até por isso sempre deixou claro a sua vontade de conhecer o país.

Assim, o goleiro chegou naquele mesmo ano ao Flamengo para passar alguns dias mantendo a forma e até servindo como uma espécie de “treinador aos goleiros rubro-negros Marco Aurélio e Franz.

Yashin disputou alguma partida pelo Flamengo?

Yashin não disputou nenhum jogo oficial pelo Flamengo, muito menos jogo treino. A sua intensão era apenas usar as instalações do clube carioca para manter a forma e também passar um pouco de aprendizado aos goleiros da equipe.

Mesmo que por poucos dias, sua presença nos treinamentos do Flamengo será lembrada para sempre pela simplicidade e pela forma como ele treinava.

Confira este vídeo com imagens histórias da passagem de Yashin pelo Rio:

LanceActivo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.