Google+

Sobre o Fla x Flu de domingo

Por em abril 1, 2015

Semana de Fla x Flu. Esse troço era mais empolgante na época que o fluminense era um time… Um time… Grande seria exagero dizer, mas com uma certa relevância nos CAMPOS de futebol. Uma relevância ganha muito provavelmente por ter seu nome atrelado ao nosso na simpática e sonoramente ajustada expressão Fla x Flu.

oie_IeZImpyJlObu fla x flu

Não que o fluminense não tenha lá seus títulos. Tem até dentre eles aquela que parece ser a sua maior alegria. A de ter ganho mais finais de Carioca sobre o Flamengo, nas poucas vezes em que as duas agremiações desportiva e jurídica decidiram o campeonato. Uma felicidade tão grande e bem cuidada pelos tricolores, que a última vez que chegaram ao jogo decisivo contra a gente foi em 95 (???!!!). Não é pra se refletir sobre uma porra dessa? Vinte anos sem um Fla x Flu em final. Talvez a única forma segura de poderem continuar a contar com essa “vantagem” nas conversas de mesa de bar/redes sociais. Não chegando nunca não há como perder. Isso sim é jogar com o regulamento sob os braços.

Apesar de toda essa “nobre glória” da vantagem em meia dúzia de nove finais do povo das Laranjeiras, não tem jeito. Não sei se é implicância minha, mas julgo que essa novela mafiosa do cai e não cai, perde em campo e vai pro tapetão, ganha série C e pula pra B e esses outros trecos aí, transformaram uma instituição que tinha o sacrossanto direito de ficar batendo boca com o Vasco pra ver qual era afinal o maior rival do Flamengo, em algo menor. Em jogos pelo Brasileirão então, mais estranhamento causa, lutar contra uma equipe que joga em uma divisão que não lhe pertence, como se nada tivesse acontecido. Uma lástima.

fla_flu_campo5

Lembrar é claro que eu não ia. Não lembro nem o que comi ontem. Não lembro nem qual o último time que o Flamengo esculhambou em um clássic… Ah… Foi o Vasco. Mas de qualquer forma recorri ao Pai Google pra procurar afinal, falando em Final, por onde andou o fluminense nesses últimos vinte anos de Carioca. Caramba… Apesar de ser uma competição que geralmente jogamos no Modo Treino, somos figuras fáceis nas finais do treco. A ponto de nem comemorarmos efusivamente tais conquistas. Só damos uns berros um pouco mais altos quando ganhamos sobre o Vasco com constantes e cruéis gols nos derradeiros minutos da partida, quando o lado de lá já está em sua totalidade pensando que o pesadelo acabou.

Fala sério. Os caras ganharam apenas três vezes o Estadual desde aquele (admitamos) maldito, desgraçado e que nunca vou esquecer, gol do Renato em 95. Acha pouco? Um deles foi sobre o botafogo. Os vices nas duas outras históricas conquistas? Americano e Volta Redonda. Em tempo: engana-me a memória ou esse sobre o Voltaço foi conquistado com um gol esquisito?

Charges-Mario-Alberto-Fla-Flu_LANIMA20120311_0010_1E esse ano pelo jeito o troço também não vai, né?  Domingo o Clássico é decisivo. Cada um com os objetivos que a vida põe no caminho. Deixamos o povo preto e branco brincar desde o início. Um revezamento pobre de alegrias fugazes ao assumirem a liderança cada um um pouquinho. Como a nossa última partida é  contra o Nova Iguaçu, com sua incrível marca de uma única vitória em treze partidas até o momento, domingo vale o título da Taça GB para o Flamengo. Temos tantas que dava até pra doar algumas pra sala de troféus do Sport Recife, mas o Carioca é assim mesmo. Nem era pra disputar, mas já que estamos nele, a obrigação é doutrinar a arcoirisada carioca ano após ano, com alguns poucos deslizes no caminho que é pra não perder totalmente a graça.

Já o fluminense pós Era do Dinheiro Fácil chega ao Clássico encarando a realidade nada fácil de mendigar de pires na mão por uma vaga no G4 do Carioqueta. Além de olhar para as arquibancadas onde a Nação promoverá mais uma grande festa, terão pela frente a ingrata e humilhante tarefa de, antes mesmo de seu time entrar em campo, acompanharem pelo radinho (alguém ainda faz isso?), TV, celular e afins o jogo entre Madureira e botafogo. Tristes tempos. Bem… Nem tão tristes assim. Se tudo der completamente errado no domingo para o fluminense, enquanto estivermos passando pelas ruas comemorando antecipadamente e de forma contida mais uma Taça GB, eles poderão sentar em um bar, sorrir, suspirar de forma aliviada e festejar em voz baixa: “Mais um ano que eles não vão ganhar uma final contra o Fluminense. Nós Somos os Maiores”.

CURTAS

LUXAÇÃO NA LIBERDADE. Bola totalmente fora da FERJ essa punição ao nosso técnico. Boa a nota de repúdio emitida pela diretoria.

SIMPATIA OU BULLYING? Cirino em entrevista lembrando que o Fred é um grande artilheiro, e que foi o camisa 9 do Brasil na última Copa do Mundo. Isso foi um elogio ou uma crítica?

MÍTICO CAPITÃO.  Wallace dizendo que não pagaria ingresso para ver um jogo com aquela atuação pífia que tivemos contra o Bonsucesso, não tem preço.

ENQUETE MALDOSA.  Qual dos tricolores você prefere enfrentar na próxima fase do Cariocão? O Tricolor Suburbano ou o Tricolor Jurídico?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.