NA WEB
    Google+

    Reforços e esquemas táticos. O Flamengo 2015

    Por em junho 15, 2015

    O Campeonato Brasileiro vai esquentando e o time do Flamengo montado mais uma vez com a competição em andamento. Contratações como a de Paolo Guerrero, que chegará após a disputa da Copa América, Emerson Sheik, Alan Patrick e Ayrton, que já chegaram, vão sendo feitas. Sem contar com a possível vinda de Elias e/ou o tão sonhado camisa 10.

    flamengo_prancheta-tatica-dupla-face-7

    Cristovão assumiu o time após a queda de Luxemburgo e se viu no meio do olho do furacão. Time desarrumado, sem esquema e jogadores sem muita vontade. Após dois jogos com derrotas (Fluminense e Cruzeiro), o treinador teve semanas cheias para trabalhar e já começou a moldar um pouco mais a cara do time, que se não apresentou grande qualidade, pelo menos já ficou com uma cara mais de time.

    De início, Cristovão abraçou o esquema do final do ano passado, protegendo mais a defesa e privilegiando a saída rápida para o contra-ataque, no desenho tático da moda, que muitos chamam de 4-1-4-1, mas que nada mais é que o 4-5-1, com dois meias bem abertos pelas pontas e funcionando quase como 4-3-3, quando tem a posse de bola. Nesse início, sem os reforços, Cristovão optou pela formação da temporada 2014 com Paulo Victor, Luís Antônio, Wallace, Samir, Pará, Jonas, Canteros, Márcio Araújo, Gabriel, Éverton e Eduardo da Silva.

    IMG_1348

    As peças fundamentais desse esquema são Gabriel e Everton, pois eles têm a dupla função de marcar e recompor o meio, sem a bola, e sair com velocidade quando a recuperam, armando jogadas para um homem mais fixo no meio da área, no caso em questão, Eduardo da Silva. Além do apoio, sempre revezando, de Canteros pela direita e de Luiz Antônio e Márcio Araújo – Pará, pela esquerda.

    Com a chegada de Guerrero e Sheik, ele pode continuar exatamente com essa formação, realizando apenas troca de peças com a saída de Gabriel e Eduardo da Silva, colocando Sheik aberto pela direita e Guerrero mais centralizado.

    IMG_1349

    Caso opte pela entrada de Alan Patrick, funcionando como um armador, ele poderia sacar Everton e fazer um losango no meio, com Alan Patrick abastecendo a nova dupla de ataque.

    IMG_1346

    Agora, caso o Flamengo feche com Elias e um camisa 10 de peso, Cristovão pode armar o time no 4-4-2, com um losango, substituindo Márcio Araújo por Elias e Alan Patrick pelo futuro camisa 10.

    IMG_1352

    Com todos os jogadores a disposição, Cristovão deve optar pelo esquema 4-5-1, com a variação para o 4-3-3, pois é de seu feitio armar times com este tipo de esquema, um pouco mais solto e voltado para o ataque. E com uma grande variedade no banco, para poder rodar o elenco em um campeonato longo, como o Brasileiro. Opções de Marcelo Cirino, Gabriel, Paulinho, Ayrton, Pará e Alan Patrick, podem levar o Flamengo a ter aspirações mais ambiciosas nesse Brasileirão 2015.

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.