NA WEB
    Google+

    Guerrero: valeu o investimento!

    Por em julho 19, 2015

    Ainda anestesiado pela vitória diante do Grêmio e a conquista de mais um campeonato gaúcho, resolvi escrever porque me irritou bastante a insistência de alguns jornalistas em divulgar o valor investido em Paolo Guerrero somando, além de luvas, direitos econômicos e direitos federativos, os salários do jogador em toda a duração do contrato. Ainda que não seja errado fazer essa conta, é intelectualmente desonesto fazê-lo pelo simples fato de que não se computa o investimento em nenhum outro jogador assim. E não dá para comparar bananas com laranjas.

    capa_guerrero_flamengo_gremio_12Outro equívoco bastante comum é extrapolar a lógica financeira de clubes como os Atléticos, o Goiás, o Fluminense e outros, com o raciocino que deve direcionar o Flamengo (e o Corinthians também). Para o Flamengo, contratar um ídolo, ainda que seja caro fazê-lo, é investimento com retorno imediato! Nós já temos a torcida ávida por consumir produtos e dar o retorno nas bilheterias. Os outros clubes precisam “criar” consumidores; nós só precisamos “ativá-los”. É bem diferente.

    Claro que não dá para gastar irresponsavelmente, dever 1 bilhão para ter um estádio ou “queimar” R$40.000.000,00 por um jogador que não se tenha certeza que dará retorno esportivo e de marketing; mas investir em craques é bem menos custoso do que apostas caras em jogador mediano hipertrofiado por empresários.

    Em 14 dias de Flamengo, Guerrero vendeu incontáveis camisas 9, foi fundamental para a conquista de 6 pontos no Brasileirão, definiu a vaga nas oitavas da Copa do Brasil e foi responsável direto por uma renda líquida de mais de R$ 900.000,00 diante do Grêmio. Ou seja: já se pagou com sobras! Além de ajudar na minha tarefa de criar pequenos rubro-negros (o ativo do futuro).

    Que venham os próximos meses e os próximos craques, porque o que alavanca o programa sócio-torcedor é o temor de não conseguir entrar no Maracanã. E o que fará o estádio ficar pequeno é um time que disputa títulos e chega a finais. No mais, vamos curtir essa semana de calmaria ou daremos ouvidos às intrigas contra o nosso capitão? Jogando bem ou mal, ele veste rubro-negro! Fechou com o Flamengo, fechou comigo. Vamos deixar ele explicar o que quis dizer antes de jogar pedra na nossa própria janela.

     

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.