Google+

As Portas Largas

Da próxima vez que forem desenvolver uma ação, escolham alguém que não tenha nenhuma ligação com o Mengão!

Por em janeiro 17, 2016

terceira_camisa_Flamengo_Adidas_Desimpedidos_1Classifico a ação de marketing para o lançamento da 3ª camisa como um desastre. Classifico assim porque estou pensando exclusivamente sob o ponto de vista do Flamengo e dos seus torcedores.

Estivesse eu pensando sob o ponto de vista dos donos do site escolhido para desenvolver a ação, poderia enxergar tudo isso sob a ótica dos cliques e likes. Mas não; eu teimo em ver somente o ponto de vista do Mais Querido.

Já dizia a minha avó que cada escolha corresponde a uma renúncia, e, quando a pessoa escolhe ter vínculo empregatício com o Flamengo ou participar da diretoria, ela deveria renunciar à possibilidade de ter negócios com o clube ou de participar de ações de marketing do Rubro-Negro. Isso não é novidade, já tem até nome: compliance!

kibe_locoEvidente que ninguém pode afirmar que a escolha do site Desimpedidos se deveu ao fato de o Vice-Presidente de Comunicação do clube figurar no seu quadro societário (pelo menos é o que diz a imprensa), mas muito mal-estar poderia ser evitado se a regra de não contratar com pessoa jurídica de diretor fosse cumprida.

O resultado final foi tão ruim, que ficou parecendo que o único motivo para se escolher essa plataforma foi a proximidade com o centro de decisões do clube.

Imagino que seja tentador, para qualquer rubro-negro, participar de uma ação de lançamento de produtos do clube, mas colocar o gerente de marketing para gritar “Framengo” só evidencia o quanto estão misturando os anseios particulares com o trabalho pela Gávea.

Foi tipo uma empresa sortear uns brindes e o pessoal do escritório ganhar o sorteio. Não pode, não é mesmo?

framengo_flamengo_dirceu_jr_gerente_marketing_adidas_desimpedidos_camisa_uniformeDa próxima vez que forem desenvolver uma ação, escolham alguém que não tenha nenhuma ligação com o Mengão! Eu sei que é mais difícil pensar assim, mas ninguém disse que seria fácil.

Ah! Já ia me esquecendo! Esse é o mesmo raciocínio que temos que ter quando formos tomar empréstimos na praça. Não pode ser no banco do vice-presidente.

Imagine numa época de vacas magras, ele ter que escolher qual conta pagar e qual delas pendurar? Não tem porque colocar o coitado numa situação dessas! À mulher de César não basta ser honesta; tem que parecer honesta.

Estou escrevendo porque, apesar de tudo isso, acredito na retidão e nas boas intenções das pessoas que estão no poder do Flamengo. Mas é preciso entender que o clube não tem dono. E as regras de governança não podem ser esquecidas.

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela” Mateus 7:13

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.