Google+

Flamengo e Nação Rubro-Negra - Unidos até na Internet

Por em janeiro 31, 2017

Olá Nação Rubro Negra!

Sempre rompendo barreiras. Essa é a vocação do Flamengo, que por sinal, à sua gigantesca torcida segue à risca. Me arrisco a dizer que não há nenhuma torcida tão íntima de um clube, quanto a nação rubro negra é do seu clube: O Flamengo.

A Raça, o Amor e a Paixão já foram demonstradas como prova de uma irreparável troca de energia entre o Flamengo e a Nação: Estádios lotados em todo o Brasil em qualquer época da História. Rubro Negros viajando para outros Países para ver o Flamengo jogar, recebimento do time em aeroportos, cumprimento do dever ao lotar o Maraca todo mês de Dezembro no Jogo das Estrelas para ver o maior time da história do Flamengo comandado por Zicão e seus companheiros de Glórias inimagináveis, seja com Chuva, seja com Sol… além de muitas outras façanhas que só a torcida do Flamengo pode proporcionar.

Como não poderia ser diferente, a torcida do Flamengo inova mais uma vez e cria uma nova espécie de cordão umbilical com o Mais Querido: O engajamento na internet.

A tecnologia têm como propósito principal, facilitar o cotidiano das pessoas através de serviços/produtos que sejam benéficos para todos aquele que habitam no planeta.

Penso que a massa rubro negra levou essa reflexão a sério e, passou a considerar que o maior benefício que a tecnologia pode lhe proporcionar é: se aproximar do Flamengo e defendê-lo de todo e qualquer mal feitos/calúnias realizadas por uma ou mais pessoas no ambiente virtual.

Além de um engajamento digital devido à paixão que a torcida tem por esse time, de uns tempos para cá, na minha opinião, o Clube revolucionou a forma de se comunicar: seja com outros veículos de comunicação, seja com à torcida do Flamengo.

A comunicação do Flamengo se tornou direta e reta, doa a quem doer.

Vários canais de interação com à torcida foram criados, além do site oficial, existem interações pelas diversas redes sociais. Acredito que um ponto a ser melhorado, talvez seja a UX(User Experience) do site mobile. Quem é Design ou trabalha com T.I sabe do que estou falando.

No geral, a Comunicação do Flamengo tem feito um grande trabalho. Um dos primeiros acertos, na minha opinião, foi entender que mídias independentes construídas por torcedores do Flamengo que realizam um trabalho sério,isento e honesto, pode ser benéfico para o clube e especialmente para a torcida.

Mas por quê eu acho isso? Por um simples motivo: O torcedor rubro está preocupado/focado única e exclusivamente no Flamengo.

Entendo que a grande mídia tem que dar atenção por igual à todos os clubes, o que é justo. E por consequência disso, muitos pontos interessantes que poderiam ser abordados, acabam ficam em segundo plano por questão de tempo/interesse. E não há nada de mais nisso. Simplesmente, é assim que é.

Qualquer rubro negro que queria contribuir com o crescimento do Flamengo expondo suas idéias de forma pacífica e propositiva, é muito válido. Seja trabalhando com o engajamento da torcida ou disseminando conteúdo exclusivo(ou não) para a massa rubro negra. E isso pode feito com a ajuda da tecnologia. Independentemente da plataforma: Blog, Canal do Youtube, transmissões ao vivo, reportagens, etc… E isso é Sensacional.

Segundo ponto a ser considerado: a relação da torcida com o Flamengo só aumentou nos últimos tempos. A cada dia, a torcida se engaja mais e mais em temas como Administração, Finanças, Futebol, Política do Clube, Marketing, entre outros… E com a reforma da futura arena, a torcida irá se engajar em Engenharia Civil, pode esperar hahaha.

Em função do aumento da disseminação de todo esse conteúdo, seja por torcedores, seja pelo clube, a torcida do Flamengo, virou a guardiã do CRF também na internet. Basta aparecer uma chacota/mentira/informação incompleta que os rubro-negros, logo se unem no ambiente virtual.

Mas a que se deve esse engajamento? Na minha opinião, pelo simples fato de milhares de torcedores terem acessos a muitas informações/conhecimento que mídias profissionais especializadas deveriam tê-las, mas não tem. Sejam por falta de interesse, seja por mau profissionalismo ao publicar informação inverídica ou incompleta.

Nos últimos tempos, também temos vistos que várias informações não verdadeiras/chacotas com relação ao Flamengo, foram refutadas pela própria comunicação do clube. Muito, pela postura profissional da equipe de comunicação que tem feito um belo trabalho e também pela sensibilidade da mesma, ao perceber o incômodo da torcida rubro negra no ambiente virtual com informações que atingem o Flamengo de forma não justa nas grandes mídias.

Acredito que esse engajamento direto, honesto e transparente, é benéfico para torcida e clube. Ambos só têm a ganhar, a curto, médio e longo prazo.

Ocordão umbilical digital já está feito. Afinal de contas, o nosso lema é: Seja na Terra, Seja no Mar … Podemos dizer, que nos dias de hoje: no mundo digital também.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.