NA WEB
    Google+

    Muito além da multa: por que Vinicius Júnior não pode deixar o Flamengo (agora!)

    Por em março 22, 2017
    vinicius jr flamengo

    Vinicius Júnior é a mais nova sensação do futebol brasileiro. O jogador do Flamengo desperta a cobiça dos principais clubes europeus. Barcelona, Real Madrid, Manchester United, Manchester City, Chelsea e Arsenal estão de olho na promessa de apenas 16 anos. Destaque da última Copa São Paulo de Futebol Júnior e craque do recém-encerrado Sul-Americano sub-17, o jovem segue a trajetória no clube do coração. E assim será. Pelo menos até 11 de julho de 2018, um dia antes de completar 18 anos.

    Antes disso, a Fifa proíbe qualquer transferência internacional. O mostra abaixo as possibilidades que constam no regulamento da entidade maior do futebol mundial e os planos do Flamengo para o jogador. Qual será o futuro de Vinicius Júnior? No momento, a mudança mais radical seria subir aos profissionais do Rubro-negro, o que ainda está em estudo no departamento de futebol.

    vinícius flamengo

    Fifa proíbe transferência de menores. Três casos são exceções

    – Residência inferior a 50 km do novo clube

    Observado por clubes europeus, Vinicius Júnior está completamente fora desta possibilidade. O jovem mora próximo ao CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. De acordo com a Fifa, o menor de 18 anos só pode se transferir se residir a menos de 50 km da sede de seu novo clube, assim como a possível nova agremiação precisa estar igualmente a menos de 50 km da fronteira com o país de residência do atleta.

    Ainda assim, as duas associações devem apresentar consentimento dos fatos. Caso contrário, podem ser punidas pela Fifa por ocultação de informações.

    – Mudança por motivos alheios ao futebol

    O jogador, menor de 18 anos, pode se transferir para clubes de outro país desde que seja para acompanhar os pais – quando os familiares necessitem mudar por motivos alheios ao futebol. Pode acontecer, por exemplo, com diplomatas, embaixadores, etc.

    Mesmo que isso ocorra, a Fifa precisa fazer uma análise prévia do negócio. O comitê da entidade analisa absolutamente todos os documentos nestes casos para evitar fraudes no mercado de transferências. É mais um panorama no qual Vinicius Júnior não se encaixa.

    – Transferência entre integrantes da União Europeia

    A possibilidade de transferência de menores de 18 anos existe ainda entre integrantes da União Europeia. Neste caso, o novo clube precisa assegurar na Fifa que o jovem terá todas as condições necessárias para treinamentos e acesso à educação. A negociação será autorizada se todas as exigências forem cumpridas.

    Vinicius Júnior teria essa possibilidade se tivesse cidadania europeia, o que não é o caso. Devido aos motivos listados e, principalmente, por não ter completado 18 anos, a promessa rubro-negra não pode se transferir.

    Quais são as possibilidades dos clubes interessados?

    Sabedores de que Vinicius Júnior tem contrato com o Flamengo até 31 de julho de 2019 e ainda é menor de 18 anos, os clubes interessados podem apenas propor uma cláusula de prioridade de compra ao completar a idade exigida pela Fifa.

    O Fluminense fez isso recentemente com alguns atletas. O clube paga uma quantia apenas para ter o direito da preferência. No entanto, o valor não é abatido no negócio. Da mesma forma, o próprio jogador pode decidir não se transferir para a agremiação que arcou com o montante para ter prioridade.

    Nem sempre a preferência é levada ao pé da letra, embora na maioria dos casos o acordo para a futura negociação já esteja desenhado entre as partes.

    Caso algum clube brasileiro tenha interesse em Vinícius Júnior será necessário apresentar poderio econômico. O jogador pode se transferir no mercado interno, mas a Lei Pelé estipula que o valor alcance, no máximo, duas mil vezes o salário do atleta. Nos padrões do Brasil, um negócio deste porte é praticamente inviável.

    O que o Flamengo pode fazer para ficar mais tempo com Vinícius Júnior?

    Vinicius Júnior é tratado como um autêntico tesouro do clube. O atacante tem uma multa rescisória de 30 milhões de euros – pouco mais de R$ 100 milhões. O clube não tem interesse em negociá-lo. Muito pelo contrário. A ideia é promovê-lo aos poucos ao profissional e lapidá-lo para que mostre no time principal o talento já conhecido na base.

    vinicius jr flamengo

    Em termos contratuais, o Flamengo – detentor de 90% dos direitos econômicos, 10% pertencem ao atleta – tem a preferência para fazer um novo compromisso pelo mesmo período do que está em vigência, pois é o primeiro clube profissional do jogador. Vinicius teve o contrato registrado em 1º de agosto de 2016. Embora a Lei Pelé autorize vínculos por cinco anos, a Fifa não os reconhece. Por isso, o Rubro-negro o firmou até 31 de julho de 2019.

    Se optar por um aumento salarial ao atacante – com evolução considerável na multa rescisória -, o Flamengo perderá a preferência pela renovação. Entretanto, seria uma saída para tentar permanecer por mais tempo com Vinicius Júnior e receber um valor maior quando a transferência for inevitável.

    Como, no momento, não está interessado em negociar a prioridade da venda do jogador e pretende ter ganho técnico e econômico com Vinicius Júnior, o Flamengo discute um consistente plano de carreira para a promessa. A elaboração de um novo contrato e o aproveitamento em etapas no time profissional são os pontos principais. O certo é que, no mínimo, ele está garantido na Gávea por mais um ano, três meses e 15 dias.

    UOL

    2 Comments

    1. Bette

      15 de maio de 2017 at 05:43

      Time to face the music armed with this great intomrafion.

    2. http://goanalyze.info/sxcm.net

      31 de maio de 2017 at 15:11

      And women speaking ill of other women must be the oldest stereotype on Earth…One, however, that seems to be confirmed by all the Anons on this post. Don’t want women to be seen as catty? Don’t be catty yourself. It really is that easy!

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.