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A montanha do Sócio Torcedor

Por em Abril 18, 2017

Em nossa vida profissional, sempre almejamos chegar no topo da montanha. Igual a um alpinista.

É óbvio que a nossa montanha não é física. E sim, uma “montanha virtual”. Que nada mais é do que o caminho percorrido por nós, até alcançarmos o reconhecimento máximo, concedido por organizações e profissionais da nossa área de atuação. E quando isso acontece, significa que nós alcançamos o nosso objetivo. Ou seja, alcançamos o topo do montanha.

E após descer até base da montanha, você mira uma outra montanha mais alta. E então, você planeja novas atividades e metas para alcançar o topo da próxima. Talvez seja essa a motivação de todos os indivíduos: Alcançar vários topos de montanhas durante a nossa vida.

No Clube de Regatas do Flamengo não é diferente. Existem diversas montanhas que têm de ser escaladas por obrigação. E entre elas, está a de sócios-torcedores.

Durante a escrita desse texto, o clube encontra-se na sexta posição do ranking nacional, que é divulgado pelo site do Movimento por um futebol melhor. Clique aqui e acesse.

Podemos observar que o número de 91.662 de sócios torcedores adimplentes não é ruim, se considerarmos que estamos em um país subdesenvolvido no qual a renda per capita é extremamente baixa.

Entretanto, pela abrangência da Nação Rubro Negra em todo o território brasileiro, acredito que deveríamos ser o clube com a maior quantidade de sócios torcedores do Brasil.

Penso que o principal ponto a ser melhorado, talvez seja a estratégia de aquisições de novos(as) Rubro Negros(as) que residem fora do Estado do Rio de Janeiro. Afinal de contas, é aonde encontra-se a maior parte da torcida do Flamengo.

Os sócios torcedores que residem fora do Estado do Rio de Janeiro, dificilmente assistirão a jogos do Flamengo em um estádio. Mesmo que o clube faça um jogo ou outro em de forma esporádica em estádios popularmente conhecidos como “elefantes brancos da Copa”, a presença do Flamengo nesses estádios é muito tímida. Pois a sede do clube fica na cidade do Rio de Janeiro. Então, é mais do que natural que a maioria dos jogos sejam disputados na cidade aonde o clube está registrado.

Vale a pena lembrar que os benefícios para os sócios torcedores de outros Estados, são quase inexistentes. Ou seja, o torcedor paga a mensalidade e não recebe praticamente nenhum “real benefício” em troca, com exceção da facilidade para compra de ingressos de jogos que são raríssimos em seu Estado.

Existem Estados, nos quais o cenário do futebol profissional de primeira divisão é inexistente ou quase nula. Logo, é pouquíssimo provável que o Mais Querido se apresente nesses locais. Portanto, a atual fórmula de atração de Rubro Negros(as) para o programa de sócio torcedor, acaba não se tornando uma das melhores.

É importante ressaltar que por mais que o torcedor seja apaixonado e possua muita vontade de colaborar com o clube, nós estamos falando de uma negociação. E uma negociação só pode ser considerada um sucesso, quando a mesma é atrativa para ambos os lados. Que nosso caso, envolve: Torcedores/Clube.

Nós não somos iguais. Portanto, há aqueles que não desejam apenas pagar as mensalidades todos os meses somente por “amor” ao clube. Pois esses, almejam ter mais benefícios, e não somente pagar a mensalidade e torcer para que o Flamengo vá jogar em seu Estado, para que ele possa exercer a sua prioridade de compra nos ingressos.

Não existe nada de errado em querer ter mais benefícios do programa de sócio torcedor. Isso não faz de ninguém mais ou menos torcedor do Flamengo. E modéstia a parte, pela grandeza de sua torcida, não acho que seja um stalkeholder a ser desconsiderado. Pois com toda certeza existe uma parcela gigantesca de torcedores nessa situação.

Por isso, eu acredito que a melhor estratégia para adesões de Rubro Negras(as) que não residem no Estado do Rio de Janeiro, seja a venda de experiências. E não somente o principal benefício atual, que é prioridade na compra de ingressos.

Por exemplo, você pode motivar Rubro Negros(as) de Estados como Acre, Roraima, Amapá, Sergipe e muitos outros, com diversos eventos quinzenais e/ou mensais, e que sejam patrocinados pelo programa de Sócio Torcedor.

E tais eventos podem ser:

* Assistir a jogos do Flamengo sempre com a presença de ídolos,

* “Workshops” sobre conquistas do Flamengo contadas por jogadores e integrantes das comissões técnicas a época da conquista.

* Eventos com reprises de jogos épicos somente com a presença de sócios torcedores,

* Seminários sobre as técnicas e tecnologias adotadas no dia a dia do futebol profissional,

* Patrocinar a vinda de sócios torcedores ao Rio de Janeiro(e também a Estados vizinhos) para assistirem ao jogos do Flamengo quando esses ocorrerem.

* Facilitar a integração entre sócios torcedores de diferentes Estados.

* “Mimos” para sócios torcedores que nunca vão ao estádio. E que podem ser: copos, flâmulas, bandeiras, etc…

* Gincanas com premiações atrativas para a equipe de sócios torcedores ganhadores,

* Exposições de taças em eventos somente para sócios torcedores,

* Integração de sócios torcedores que residem em outros países,

* Além de muitas outras ações…

sócio torcedor

Temos um potencial gigantesco para chegarmos ao topo da montanha do programa de sócios torcedores. Há muito para se explorar. E tenho certeza que quando isso acontecer, seremos o maior programa de sócios torcedores Brasil, da América Latina e do mundo.

O topo da montanha está a nossa espera. Então é para lá que nós temos que nos dirigir.

Saudações Rubro Negras.

One Comment

  1. Reinaldo Carvalho

    18 de Abril de 2017 at 20:57

    Achei esse texto do Thiago Nascimento perfeito, eu por exemplo, pago a mensalidade a quatro anos e não tenho nenhum benefício, faço realmente por amor ao mengao, porém, gostaria muito de receber alguns mimos para expor em minha residência durante as partidas do Flamengo, onde se reúnem dezenas de pessoas. Isso poderia atraí mais sócios.

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