Google+

Adidas gera trololô desnecessário

Por em maio 16, 2017

Que confusão heeeeeiiiiiiinnnnn???!!!

O mundo tá realmente muito pequeno. Decisões que anos atrás gerariam, talvez, uma nota de pé de página na seção de esportes ou na de marketing, viram uma balbúrdia sem fim em poucos minutos.

A Adidas, que não torce pra ninguém e fornece material esportivo para vários clubes do mundo, cometeu o erro da imprudência e só. E provavelmente muito difícil de controlar. Como saber quem faz as coisas por lá? Mas é de se supor que existam vários setores e que o responsável pela frase estampada na blusa do Sport, que iniciou toda a polêmica, seja “O Cara” da Mesa A, do Prédio B, da Divisão Estratégica X, da Seção C do Departamento de Criação da empresa. Muito provável que seja alguém que não torce no mundo extra-corporativo nem para o Sport e nem para o Flamengo. E na verdade, sejamos sensatos, deve existir uns 90% de probabilidade de a tal frase ter sido sugerida por alguém do Departamento de Marketing do próprio clube da Ilha da Fantasia.

Como essa “polêmica” besta sobre 87, que volta e meia vem à tona com o único propósito de dar alguma migalha de destaque a um clube que só tem isso no currículo, envolve também um Gigante do futebol brasileiro, lá na origem de tudo, alguém da vendedora de camisas poderia ter pensado… “Hmmm… Fornecer para Flamengo e Sport? Tem que ter atenção total pra não acabar se cortando no mar de farpas que volta e meia são trocadas pelas duas instituições”. Mas o mundo é grande, os “corre” do dia-a-dia são frenéticos, e a bomba acabou estourando.

Irritação temporária pro lado de cá, só enquanto a gente não volta a se preocupar com coisas que realmente valem a nossa atenção (e amanhã já tem). O lado de lá, histérico como sempre, um sinal claro que aparece em quem defende uma fantasia indefensável, já tá querendo entrar na justiça e declarar guerra contra a tal “funcionária” dos dois clubes, que tentou consertar a lambança e aumentou ainda mais.

Pra quem é “véio”, lembre de “Além da Imaginação”, pra quem é mais contemporâneo ou nerd da meia-idade que nem o tio aqui, lembre de Black Mirror. E esse é o Admirável Mundo Novo que se apresenta.

Realmente é um debate mais sobre vida corporativa do que sobre esporte. Mais um sinal do que a tecnologia e a conexão sem fim entre todos nós geraram. Nem deveria ser pauta de um blog de torcedor, e sim um case para ser analisado por publicitários e demais profissionais do marketing. Não surpreende. TUDO está na mesa para pitacos no futebol de hoje: balanços financeiros, conselho fiscal, organograma das pastas do clube, tudo.

Bom embate sobre ações de marketing pra todos vocês. Vou pensar no San Lorenzo que é melhor. E vale lembrar, 87 não está em pauta para discussão. A melhor resposta pra isso é a do Bandeira. Sempre que questionado ele escala o timaço Campeão do Flamengo no referido ano, e ao final questiona um irônico “alguém aí lembra quem jogava no Sport?”.

Zé Carlos, Jorginho, Leonardo, Edinho e Leandro; Aílton, Andrade, Zinho e Zico; Bebeto e Renato Gaúcho. E Carlinhos. Revogam-se (mas não se crucificam) todas as disposições e ações de marketing em contrário.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *