Google+

Renovem com o Guerrero!

Por em outubro 23, 2017

Adorado pelos torcedores e também muito contestado pela imprensa esportiva. Essa é a vida do atacante Paolo Guerrero. Jogador talentoso, que chamou a atenção do gigante Bayer de Munique quando ainda era um jovem promissor do Alianza Lima (clube de futebol do Peru).

Guerrero se notabiliza pela a sua entrega dentro de campo. Percebe-se que o Peruano tem uma participação muito importante no desenho tático e estratégico das equipes em que atua.

Apesar de atuar como 9, Guerrero tem como característica, atuar os 90 minutos como um pivô e também de ir buscar a bola entre a linha de zagueiros e volantes adversários. Característica essa, que o deixa ainda mais exposto perante o time adversário.

Mesmo tendo marcado mais de duzentos gols durante a sua passagem pela categoria infanto-juvenil, Guerrero nunca foi um atacante profissional com uma média de gols fora de série pelos clubes em que atuou. Talvez o seu estilo de jogo, explique o porquê desse motivo.

flamengo globo guerrero

Ao chegar no Flamengo, Guerrero conquistou a torcida Rubro Negra por demonstrar muita raça dentro das quatro linhas. Não à toa, que ao marcar um gol em sua estreia, o artilheiro ficou conhecido por ser o ‘cara que chegou para acabar com o caô’.

E assim, a torcida Rubro Negra, que carecia de um jogador que entrasse na vibração do jogo, logo o elegeu como o xodó. Característica essa, que é marcante na torcida do Flamengo para com jogadores que possuem um espírito de luta durante os 90 minutos que estão em campo.

Obviamente que ao contratar um profissional, o empregador almeja que este faça o melhor trabalho possível. E suas respectivas metas devem ser traçadas de acordo com todo o potencial que o contratado possui. E para isto, é necessário analisar o seu currículo/histórico profissional. E caso o departamento de contratações de jogadores do Flamengo tenha avaliado minuciosamente o histórico profissional do Guerrero, é bem possível que eles tenham visualizado que ele não faz muito gols por temporada. Logo, a sua média de gols pelo clube Rubro Negro, não pode ser um fator surpreendente para o departamento de futebol do Flamengo.

Atualmente, muito se discute se o Flamengo deve renovar o contrato do Guerrero que se encerra no ano que vem. A minha opinião é que sim. O Flamengo tem que renovar o contrato do Guerrero.

E por quê você renovaria com o Guerrero? Por uma questão muito simples: Além de ser um jogador talentoso, Guerrero com certeza tem a noção exata do que é atuar pelo Flamengo. Tal jogador, é disparado o que mais se doa em campo.

Muito se fala que em 2017, Guerrero deveria marcar uma quantidade avassaladora de gols em relação ao ano de 2016. Afinal de contas, esse ano o Mais Querido tem um elenco bem mais talentoso do que o elenco do ano passado.

Entretanto, devemos levar em conta que o time do Flamengo do ano passado, surpreendeu de forma positiva os críticos esportivos e em especial, a torcida do Flamengo.

O time da temporada passada tinha como característica, jogar no contra-ataque com saídas muito rápidas com os ‘pontas’. E sssa característica deu certo durante boa parte do Campeonato Brasileiro. Não pôr acaso, o Flamengo terminou o campeonato nacional na terceira colocação.

Em 2017, apesar do elenco ser mais talentoso, o Flamengo permaneceu fiel ao seu estilo de jogo de 2016. Algo que fez com o que o time Rubro Negro fosse facilmente marcável. Seja por times talentosos, seja por times com elencos medíocres.

Esse fato é facilmente perceptível ao presenciarmos ao longo do ano, diversos treinadores e jogadores de times adversários dizendo de forma muito sensata em entrevistas que ocorreram antes, durante ou após os jogos contra o Rubro Negro, que o “time do Flamengo só tem uma jogada” ou então que “é fácil marcar o time do Flamengo”.

Será que esse ‘retrocesso tático’ é culpa exclusivamente do Guerrero?

“Ah, mas o Guerrero ganha muito.”

Porra! Em qualquer elenco do mundo, o jogador mais importante da equipe, ganha mais do que os outros. Isso sempre foi assim e sempre será.

Agora eu te pergunto: É mais caro manter o Guererro no elenco ou manter jogadores que pouco produzem para o time, como por exemplo: Muralha, Vaz, Marcio Araújo, Rômulo, Gabriel, Mancuello, Conca e Geuvânio?

E os profissionais remunerados que também trabalham sob o ‘guarda-chuva’ do departamento de futebol? Será que os seus salários mensais correspondem ao retorno que eles dão para o futebol do Flamengo e consequentemente para o clube?

“Ah mais o Guerrero toma muito cartão amarelo desnecessário”

Porra! O cara disputa a bola no minuto 90 da mesma forma que disputa a bola no minuto 1 do jogo. Isso é sinônimo de raça!

Em um time que ninguém vibra durante o jogo, em um time que tem jogadores que não chamam a atenção de outros jogadores quando estes estão atuando muito aquém do que a camisa do Flamengo pede, em um time que aceita calado as provocações dos adversários e que também aceita as derrotas de forma natural e que ainda por cima saem rindo ou com ‘cara de paisagem’ de dentro do campo quando perdem, um time que tem jogadores que reclamam das vaias de protesto que a torcida rubro negra emite durante os Flamengo… o Guerrero realmente faz e muito bem o papel de chamar a responsabilidade si.

Talvez se outros jogadores tivessem a mesma disposição e vontade de vestir a camisa do Flamengo como o Guerrero tem, talvez o peruano não ficasse tão exposto durante as partidas.

Agora, se ele ‘exagera’ no excesso de vontade, e que por isso ele acaba levando alguns cartões amarelos, o que o departamento de futebol faz para que isso não ocorra? Existe esse tipo de trabalho? E se existe, porque ele continua levando esses cartões?

É óbvio que eu também acho que o Guerrero pode e deve render mais. Porém, não continuar no Flamengo, sinceramente eu já acho um pouco demais. Mas respeito quem por ventura, pense diferente de mim.

Acho que o Guerrero subirá e muito de produção, a partir do momento que todo o time do Flamengo passe a render mais coletivamente.

Na minha opinião, um jogador que sobe ao palco durante uma premiação e diz ao vivo para o Brasil e para o mundo inteiro, que para jogar no Flamengo tem que ter culhão, que comemora um gol seu pegando a bola no fundo da rede e dando um bico na bola de tanta raiva, que batalha durante os 90 minutos e também durante os acréscimos e que ao sair de campo, sai todo arrebentado de tamanha entrega que deu para o time… esse tipo de jogador é indispensável.

Por isso que eu volto a dizer: Renovem com o Guerrero!

Aliás, não só renovem com ele, mas também tragam outros jogadores talentosos como ele e que também tenham a mesma disposição e vontade de envergar a camisa do Flamengo como ele tem.

Saudações Rubro Negras.

3 Comments

  1. Sidney Junior

    24 de outubro de 2017 at 08:14

    Tem que renovar sim, mas não ganhando o que falaram, R$1.300 milhões? Ta looouco!? Tem que ser feito contrato de produtividade, onde se o time vencer ele ganha um X a mais, se ele for artilheiro ganha um X a mais e se o Flamengo for campeão ele ganha um X a mais e isso tem que ser feito com TODOS os jogadores.

  2. Betão

    1 de novembro de 2017 at 09:07

    A

  3. Betão

    1 de novembro de 2017 at 09:09

    Concordo com algumas coisas ditas, mas o texto beirou o puxasaquismo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.