Google+

1982 – Flamengo, o Melhor time do Mundo

Por em dezembro 28, 2017
1982

O time Rubro Negro começou o ano de 1982 com a alcunha de melhor time do mundo.

E obviamente não podia ser diferente. Afinal de contas, o Flamengo era o atual campeão da Libertadores da América e também o atual campeão Mundial Interclubes. Portanto, o sarrafo desse time para a temporada de 1982 seria muito mais alto. Ou vocês acham que a torcida do Flamengo se contentaria em apenas conquistar o título do Campeonato Carioca de 1982, após o time Rubro-negro conquistar o Brasileirão, a Liberta e o Mundial?Certamente que não.

Apesar de todo otimismo que rondava aquela equipe, o Flamengo iniciou sua campanha no Brasileirão de 82 com uma vitória muito suada sobre o São Paulo em pleno Maracanã. O placar final foi 3 a 2. E ali ficou claro que por mais que o time fosse bom, eles não poderiam relaxar durante a temporada.

Ao contrário do que acontece nos dias de hoje, o Campeonato Carioca era disputado a partir do meio do ano e Campeonato Brasileiro teve o seu início nos primeiros meses do ano.

Apesar de Zico ter sido o artilheiro daquela edição do Campeonato Carioca com 21 gols, o Flamengo ficou com o vice campeonato.

1982

Ainda no segundo semestre, o Flamengo disputara a Libertadores da América e entraria na competição como o grande favorito. Afinal de contas, era o atual campeão do mundo.

Mas apesar de já entrar na competição direto nas semifinais, o Flamengo foi eliminado em pleno o Maracanã, com uma derrota para o Peñarol por 1 a 0.

Embora a temporada tivesse tido alguns percalços, o time que era considerado o melhor time do mundo naquela época, deu muitas alegrias a sua torcida durante todo o primeiro semestre daquele ano. Então, por esse motivo, voltemos a atenção para o tal semestre a partir do próximo parágrafo.

Com 44 participantes durante a sua disputa, aquele Campeonato Brasileiro foi dividido nas seguintes etapas: Primeira Fase, Repescagem, Segunda Fase e Fase Final.

Como o Campeonato Brasileiro teve o seu início no mês de Janeiro, ter a equipe já montada no primeiro mês do ano era fundamental. E no caso do Flamengo, o belo time que o clube possuía em 1981, ajudou e muito no planejamento do futebol para a temporada de 1982.

Com um time extremamente técnico, entrosado e com o brio Rubro-Negro correndo nas veias daqueles jogadores… O Mais Querido passeou durante o campeonato. Especialmente no Maracanã. Local aonde o Flamengo era muito temido e respeitado por seus adversários.

Após os jogos emocionantes nas quartas de final contra o Santos e contra o Guarani na semifinal, o Flamengo enfim chega a decisão do Brasileirão de 1982 contra o interessante time do Grêmio.

A final seria disputada em dois jogos e caso fosse necessário, haveria uma partida extra para o desempate.

E assim foi feito. Após dois empates, o jogo extra aconteceria em Porto Alegre, ou seja, no território do adversário.

Apesar de enfrentar o clube que se consagraria como o futuro campeão da Libertadores de 1983, o Flamengo não se intimidou e partiu pra cima do adversário logo que a bola rolou.

Aos 10 minutos, Zico achou Nunes. E o artilheiro das decisões abriu o placar.

Com um 1 a 0 debaixo do braço, o Flamengo soube se impôr como o melhor time que havia naquela época, e trouxe mais uma taça para a Gávea.

Para assistir aos melhores momentos daquela partida épica, clique aqui.

Resultado: O Flamengo era bicampeão Brasileiro, atual campeão da Libertadores e o atual Campeão Mundial.

Esse era o Flamengo que doutrinava o futebol nacional e Mundial naquela época.

Esse, era  O Melhor Time do Mundo!

* Quer sugerir um tema? então deixe a sua sugestão nos comentários do texto.

Ou então me segue lá no meu Twitter (@thiagocsc) e deixe a sua sugestão por lá.

Saudações Rubro-Negras!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.