Google+

1983 – Mengão é Tri

Por em dezembro 31, 2017

O ano era 1983. Nessa época o Flamengo jogava por música. Muitos títulos importantes haviam sido conquistados em poucos anos.

Geração essa, que iniciou esse ciclo vitorioso nos idos de 1978 com a conquista épica do Campeonato Carioca e que vinha se mantendo até a atual conquista da taça de Campeão Brasileiro de 1982. Taça essa, erguida após a vitória com o gol do artilheiro das decisões: Nunes.

Além de tirar onda com um futebol maravilhoso, o Flamengo tinha alguns de seus craques (Leandro, Júnior e Zico) vestindo a camisa da seleção brasileira na copa de 1982. Seleção essa, que é considerada por muitos torcedores e jornalistas, a melhor seleção de futebol de todos os tempos do futebol mundial.

Até então, a torcida do Flamengo vivia em estado de graça. O time empilhava uma vitória atrás da outra. O que só fazia inflamar o “Orgulho de Ser Rubro Negro”.

O clube vivia uma fase áurea. A cada dia que passava, a quantidade de pessoas que viriam a ser torcedores do Mais Querido, se multiplicava.

Embora o Flamengo já possuísse uma gigantesca torcida no Brasil inteiro, quem não gostaria de ser tornar mais um torcedor a fazer parte da imensa Nação Rubro Negra?

Por mais que clubes tenham excelentes administrações fora de campo e nas mais diversas áreas de um clube, o que atrai a atenção da mídia, o aumento da paixão e a atração de novos torcedores para torcer para um determinado clube, são as vitórias e taças levantadas dentro de campo. E isso, era o que aquele timaço do Flamengo sabia fazer de melhor.

Na Libertadores o Flamengo não foi bem. Tal torneio foi vencido pela a equipe do Grêmio. Clube esse, que o Flamengo superou na final do Brasileirão de 1982. E que com isso, obviamente se tornou o campeão Brasileiro daquele ano.

No Cariocão, o Flamengo chegou a final. Entretanto, ficou com o vice campeonato.

Porém, no Brasileirão daquele ano, a história foi bem diferente. O Flamengo tentava igualar o feito do Internacional, que após a criação do campeonato brasileiro em 1971, já havia conquistado 3 títulos do campeonato em questão.

A fórmula de disputa continuava a mesma. O campeonato teve: Primeira Fase, Repescagem, Segunda Fase, Terceira Fase e Fase Final. A quantidade de participantes também foi a mesma de edições anteriores: 44.

Após vencer Vasco nas Quartas de Final e Atlético-PR na Semifinal, o Flamengo chegou a final contra o Santos.

Seria chover no molhado ao dizer que a torcida do Mais Querido compareceria em peso no Maracanã para acompanhar a final. Até porquê, naquele Brasileirão, entre os sete maiores públicos daquela edição, a torcida do Flamengo teve participação direta em seis partidas.

Como o Flamengo fez a melhor campanha, o time Rubro Negro teve o privilégio de jogar a segunda partida em casa.

No jogo de ida, o time do Santos venceu o Flamengo por 2 a 1. Resultado esse que daria ao time Santista a vantagem de ser campeão caso empatasse o jogo da volta no Maracanã.

Entretanto, no jogo seguinte a história foi bem diferente. O time do Flamengo entrou em campo “com a faca nos dentes”, e teve absoluto controle da partida. O Flamengo emplacou um 3×0 com gols de Zico, Leandro e Adílio.

Foi um verdadeiro baile de gala no velho Maraca.

A Nação Rubro Negra só teve o trabalho de festejar sem parar, até o apito final do juiz.

Naquela partida, o templo do Futebol recebeu um público de 155.523 pessoas (Que torcida é essa!!!).

Após o término da partida, foi só festa. Afinal de contas, o Mengão conquistara mais um tricampeonato para a sua gloriosa sala de troféus. Porém, dessa vez, era um tri inédito: era o tricampeonato Brasileiro.

Até aquele momento, Flamengo e Internacional seriam os únicos a ostentarem tal alcunha.

Soberania essa, seria somente do Flamengo em 1987. Entretanto, esse história será o tema do próximo texto.

Enquanto isso, divirta-se com as imagens daquela lindas imagens do Tri do Mengão, clicando aqui.

Saudações Rubro Negras.

* Quer sugerir um tema? então deixe a sua sugestão nos comentários do texto.

Ou então me segue lá no Twitter (@thiagocsc) e deixe a sua sugestão por lá

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.