Google+

Flamengo vence na Conta do Chá

Por em março 4, 2018

Ontem, o Flamengo conquistou uma vitória na conta do chá.

Para quem nunca ouviu falar na expressão popular citada no início deste texto, ‘na conta do chá significa o esforço mínimo para se alcançar um objetivo.

E foi exatamente esse tipo de esforço que o Flamengo utilizou para conquistar mais uma vitória sobre o Botafogo na edição do Cariocão 2018.

Ao contrário do clássico disputado pela semifinal da Taça Guanabara, o meio campo do time do Flamengo se mostrou muito confuso durante boa parte do jogo de ontem.

É claro que se observarmos o jogo de ontem pelo prisma técnico/classificatório, chegaremos a rápida conclusão que esses jogos da Taça Rio não significamporra nenhuma para o Flamengo. Afinal de contas, os times que disputam o campeonato com o Flamengo, são fraquíssimos. E além disso, mesmo que o Mais Querido vença a Taça Rio, o Flamengo precisará disputar outros jogos para tentar levantar a taça de campeão.

Agora, se observarmos pelo prisma da atuação desse mesmo time no jogo de Quarta-feira, válido pela Libertadores, a equipe deveria ter ao menos apresentado um futebol de mais alto nível. Até porque, se o time for mal em duas ou três partidas seguidas… a Maior Torcida Do Mundo já começa a cornetar, e com toda a razão. Afinal de contas, um clube gigantesco e milionário como o Flamengo, não pode ter um time sem raça dentro de campo.

Com o faladíssimo esquema da moda 4-1-4-1, o Flamengo foi a campo com um time que ainda não assimilou muito bem a ocupação de espaços que esse tal esquema exige. Pois os times que atuam com apenas um atacante e um volante, precisam exercer uma recomposição defensiva quando estão sendo atacados pelo seu adversário, pois as linhas do atacante e do volante precisam ter os seus espaços fechados, pois caso o contrário, o time tomará um baile do adversário devido a tantos espaços deixado por essas linhas. E dessa forma, tal esquema tático se tornará inoperante. 

Carpegiani está no comando do Flamengo desde o início da pré-temporada, portanto há de se estranhar o porquê do time ainda não ter assimilado muito bem esse estilo de jogo. Das duas uma: ou esses jogadores necessitam se doar mais em campo para que esse estilo de jogo dê certo ou então, o técnico não está sabendo escolher os jogadores corretos para cada posição que esse tipo de esquema tático exige. Pois em muitos momentos do jogo, taticamente o time do Flamengo me parece completamente perdido e apático dentro de campo. 

Paquetá.

Novamente, jogou demais. Não há dúvidas que o Paquetá é o melhor jogador do Flamengo no ano de 2018 e foi também o melhor em alguns momentos durante o ano de 2017.

Chega ser impressionante como tal jogador não começou o ano de 2017 já como titular.

A minha escalação do Flamengo, é Paquetá + 10.

Henrique Ceifador.

Talvez seja melhor ficar fixo dentro da área. Pois sair para buscar a bola fora da área, não é o seu forte.

Como já venho dizendo desde o ano passado, meu ataque teria dois atacantes.

Ex: Um jogador com o estilo do Guerrero e outro jogador com o estilo do Henrique Ceifador.

Diego.

Na boa… não dá mais. Precisa ir para o banco de reservas. E Vinicius Júnior no seu lugar como titular. Imediatamente.

Diego Alves.

Defendeu uma bolada chutada de longe em dois tempos, durante a segunda etapa da partida. E com isso, quase deu um rebote ao jogador do Botafogo. Sorte que não aconteceu o gol, pois seria um frangaço.

Porém, fez uma defesaça após um escanteio, também no segundo tempo do clássico. Com isso, ajudou o Flamengo a conquistar mais uma vitória no Campeonato.

Aliás, essa desfesa já pode ir para o dvd de melhores momentos com a camisa do Flamengo.

Atuação do time

Nota 6.0

Cobrança Excessiva.

Na entrevista pós jogo, Carpegiani disse que existe uma pressão exagerada em cima do time do Flamengo.

Porra! O cara aceita treinar o principal clube de futebol do Brasil, e reclama da  pressão? Fala sério!!!!

Já dizia o grande Tio Ben para o seu sobrinho Homem Aranha: 

Grandes poderes, grandes responsabilidades.

Aliás…

Não sei se vocês se lembram… mas em 2017, a direção executiva de futebol utilizou esse mesmo discurso em diversos momento da temporada.

Estádio Vazio

O Campeonato Carioca é um dos piores campeonatos estaduais em média de público desse ano.

Portanto, parabéns a TODOS os envolvidos por alcançar essa façanha. 

Parceria Flamengo e Double Pass.

Não há dúvidas que tal parceria se bem conduzida, tem tudo para dar certo.

Torço também para que a consultoria em questão, consiga demonstrar para a gestão de futebol do clube, que a postura de liderança precisa mudar.

Pois caso ao contrário, de nada adiantará ter novas metodologias, processos e ferramentas… se tivermos o mesmo tipo de gestão de futebol adotada nos anos anteriores.

Agora, a minhas única dúvida durante o evento de apresentação foi:

Se a parceria já está em andamento há um algum tempo, por quê a apresentação só veio acontecer ontem?

Manto Rubro Negro

Espero que no triênio 2019-2021, o próximo presidente do clube, sempre apareça vestido com alguma camisa oficial do Flamengo em todos os momentos em que ele estiver representando oficialmente o clube.

Institucionalmente, acredito que seja uma atitude importantíssima. Pois na minha opinião, se os jogadores precisam dar entrevistas e participar de alguns eventos com a vestimenta oficial do clube, o mais alto cargo do clube precisa ser o exemplo para todos os demais.

Além do mais, como incentivar torcedores a comprarem os produtos oficiais do clube, se nem o presidente costuma estar vestido com as roupas do clube em aparições institucionais e oficiais?

Seja na TV, Rádio, estádio, eventos, CT, Internet, na sede, na premiação de títulos conquistados por atletas do clube, etc… estar vestido com as cores do clube, se faz necessário. Com exceção é claro, de reuniões de negócio com patrocinadores. Pois nessas ocasiões, a vestimenta na maioria das vezes, é um terno.

Classificação na Taça Rio

Flamengo é o primeiro colocado do seu grupo.

Sei que o Estadual é um campeonato fraco, mais é muito bom ver o Flamengo na primeira colocação.

Lema Rubro Negro

Acreditar sempre, se empenhar e nunca desistir. Afinal de contas, Flamengo é Flamengo.

Abraços e até a próxima!

** Quer sugerir um tema? Então me siga no Twitter @t_nascimentorj e deixe a sua sugestão, crítica ou elogio.

Saudações Rubro Negras.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.