Google+

Flamengo joga contra o Ceará e contra o Flamengo

Pressão, pressão, pressão

Por em Abril 29, 2018

Tudo bem que até a pressão anda meio nutellizada nos últimos tempos, o que não deixa de ser um avanço social e de civilidade. Se em tempos idos o treco era na base do pau, pedra, soco, chute e fim do caminho, hoje arremessos de pipocas, cascas de banana e ofensas verbais dão a tônica.

Curiosamente, e como o mundo anda mesmo coberto com fina camada de chocolate com avelã, a indignação dos atletas hoje parece maior que a de tempos idos, quando Jogador com Péssimo Desempenho Raiz saía até no braço com a parcela mais afoita e dada a exageros da torcida.

Independente dos protestos ou da falta deles, no mundo da bola o Flamengo entra em campo nesse domingo contra mais um time que tem pinta de que vai brigar na parte baixa da tabela. Vitória, América-MG, Santa Fé (duas vezes) e Ceará. Cinco jogos em que dados os já sabidos investimentos financeiros, técnicos e de infraestrutura do Nosso Flamengo Versão 2018 (com cara de 2016, 2017 e Dois mil e Dezesempre) deveriam contabilizar ao final, além de 15 pontos, uma boa pá de histeria coletiva em torno de bons desempenhos da equipe. E é bom nem citar (e já citando) que dos quatro times, o do nordeste ainda pode sapatear na nossa cara e ostentar que pelo menos conseguiu ser Campeão Estadual. Até agora só seis dos quinze possíveis na conta, e uma sensação de que as coisas vão bem mal.

Daí teve jogador lembrando da nossa posição (ainda que frágil) no G4 do Brasileirão e na faixa de classificação (por um milagre, até que sólida) para a fase de mata-mata da Liberta. Olhando para a frieza dos números, não há como negar que se hoje o Flamengo começasse a escrever uma nova história na temporada, escrita com tintas de Empenho e Disposição, o nosso marco zero seria dos mais confortáveis. O problema é a tendência e o forte cheiro de que a Tinta da Modorrência e da Falta de Inspiração continuarão dando o tom.

Barbieri, ainda na sua fase de adequação e testes, deu a entender pelos treinamentos que Everton Ribeiro voltará ao time titular no lugar do questionado Arão. Não que seja exatamente a melhor notícia do mundo, apesar de já ser alguma coisa. Eu, você, o time, o Barbieri e a Smurfada, todos nós sabemos que a questão é bem mais grave e que há tempos não passa pelos nomes escolhidos. Fosse isso, seria melhor zerar tudo e tascar no campo a molecada do sub-20, que mostrou futebol e disposição nas partidas inaugurais do Carioqueta.

Do lado de lá… Do lado de lá… Com uma derrota e um empate nas duas primeiras rodadas, o Ceará conta com a força da torcida para evitar a possibilidade de amanhecer na segunda fazendo a sua passagem inaugural pelo Z4 da competição. Arena Castelão terá recorde de público no ano, com mais de 30 mil ingressos já vendidos ainda na véspera do confronto. O técnico Marcelo Chamusca tenta fazer sua equipe perder a virgindade de gols na Série A e o centroavante Arthur luta para voltar a balançar as redes.

Com muitos protestos nos aeroportos do Rio e também no de Fortaleza, o elenco teve uma trégua após os treinamentos de sábado na capital cearense e no hotel onde está concentrado para o jogo. Muito carinho recebido e pose para fotos, em detrimento do acesso ao pós-treino ter sido filtrado e concedido apenas a membros do programa de ST. Não é difícil imaginar que houve uma conversa prévia para evitar maiores constrangimentos.

Nos próximos três confrontos as tabelas nos reservam Internacional em casa e os dois jogos contra a Ponte na Copa do Brasil. Se não há do que reclamar nesse nosso Início Eterno de Temporada, que dá pinta de que vai se prolongar até dezembro, é de uma certa benevolência do destino. Vários desafios de nível moderado para tentar encontrar o caminho das vitórias e das apresentações convincentes.

Bora torcer.

Isso aqui é Flamengo.

PETISCOS

. QUASE UNÂNIME. Em enquete feita na internet, 84% opinaram que já deu pro Barbieri e querem um novo técnico pra ontem, 12% preferem esperar passar a Copa do Mundo e outros 3% (arredondando) votam pela efetivação. A exigência virtual de demissão só não deve ter batido em 100% porque Nelson Rodrigues já avisou lá atrás que toda unanimidade é burra.

. COMEÇANDO E ENCERRANDO BEM. A molecada do sub-20, que iniciou a temporada mitando na Copinha e mostrando bom futebol pelo profissional no Carioca, segue lutando para fechar o semestre com chave de ouro. Classificada, faz a Final contra o Vasco no estadual da categoria.

. BASTIDORES DA TENSÃO. Na última reunião do conselho deliberativo brotou uma lista de questionamentos financeiros à diretoria tão extensa e constrangedora que a aprovação das contas foi suspensa até segunda ordem. Tanta coisa pra responder que vai demorar mais que as sessões do STF.

MESA DA ARCOIRIZADA

. INEVITÁVEL. Paulinho foi vendido para o futebol alemão e boa parte da torcida cruzmaltina julga que a negociação teve valores abaixo do que seria possível. Provável, mas há que se contar na equação com o fator urgência, dada a delicada situação econômica do Vasco.

. VERDADE QUE INCOMODA. De parabéns o Botafogo, que conseguiu arrancar ao apagar das luzes os três pontos contra o Grêmio. Desnecessária a irritação do Valentim ao ser questionado se o triunfo se deveu ao fato do Grêmio optar pelos reservas.

. CONSÓRCIO BENEFICENTE. Com públicos diminutos no Maracanã, o fluminenCe busca novos moldes na parceria pra viabilizar o uso do estádio. O povo de lá gosta de meter a mão em boa parte da renda, mas mesmo se houvesse boa vontade, seria muito difícil encontrar uma fórmula mágica sem a presença da torcida.

MESA DA VODKA

. SOBE A FUMAÇA. Com a proximidade da Copa, durante essa semana rolou lista nos grupos de whatsapp lembrando horários e dias dos jogos da Seleção com todas as possibilidades até a Final. No cabeçalho, o texto foca no objetivo mor: agendar a churrascada.

Colem nas redes, Urubus, UruBoas e Antis

https://twitter.com/sorinmercio

https://www.facebook.com/mercio.querido

https://www.facebook.com/BotecoDoFlamengo/

https://www.youtube.com/botecodoflamengo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *