Google+

Flamengo pós Copa do Mundo

Por em julho 16, 2018

Após o término de mais uma edição espetacular da Copa do Mundo, chegou o momento da Maior Torcida do Mundo voltar as suas atenções para o nosso tão amado futebol brasileiro. Afinal de contas, é o Flamengo que realmente importa no nosso dia a dia futebolístico.

Embora tenhamos ficado um bom tempo sem assistir aos jogos do Mais Querido do Brasil, a Copa do Mundo nos mostrou que existem pontos a serem observados por todos os clubes de futebol que desejam evoluir de forma consistente nos próximos anos.

O primeiro ponto importante a ser destacado dessa Copa do Mundo, é a importância do estudo da tática do futebol e da análise de desempenho do jogo propriamente dito. E tal fato se traduz com a evolução tática e técnica de muitas seleções com pouca tradição no torneio mundial. Entre elas, estão a Bélgica, a Croácia e até mesmo a França (que não é uma seleção sem tradição, mas que historicamente também não está na mais alta prateleira do futebol mundial).

flamengo

O que essas três seleções têm em comum? A resposta é simples: uma grande evolução tática e uma extensa e qualificada análise de desempenho. E para se chegar a essa resposta, não é necessário ser um gênio do futebol. E sim, apenas um apaixonado do futebol. Para isso, basta observar com muita atenção, as construções de jogadas e os contra-ataques dessas três seleções durante todo o mundial.

É claro que para se chegar a esse nível de excelência, essas seleções de jogadores que podem dar essa resposta tática e técnica em campo, diante do esquema proposto pelo técnico e sua comissão técnica.

E o que isso têm haver com o Flamengo? A resposta é: como podemos fazer construção de jogadas com e contra-ataques, com quatro laterais que são tecnicamente limitados

E outro ponto importante: Se nossos quatro laterais são limitados tecnicamente, será que nenhum dos quatro laterais da base rubro negra, possuem uma técnica apurada e uma obediência tática para serem titulares no time principal do Flamengo? O que o centro de inteligência e análise de desempenho tem a dizer sobre esse tema? E o Barbieri? Será que após as sessões de treinos e também após as partidas oficiais, o Barbieri já fez essa constatação/solicitação de análise ao centro de análise de desempenho? E se ele já fez, qual será a conclusão desse estudo?

O segundo ponto importante a ser analisado, é a insistência em certos jogadores. A seleção brasileira pagou um preço muito alto por manter certos jogadores no time titular durante a Copa do Mundo (e até mesmo na reserva).

Ao realizarmos essa analogia com o elenco do Flamengo, podemos fazer a seguinte pergunta: Por que o departamento de futebol mantém jogadores tecnicamente fracos no elenco (e também na reserva), se eles não rendem o que deles se espera?

Com certeza… esses dois questionamentos são extremamente relevantes quando comparamos o sucesso tático e técnico das seleções citadas anteriormente com a atual gestão tática e técnica do elenco do Flamengo.

Reflitam.

Reposição

Vinícius Junior foi para o Real Madrid. Portanto a pergunta que tem que se fazer é a seguinte: Qual jogador será contratado com o dinheiro da venda do Vinícius Júnior?

Dourado

Henrique Dourado é um jogador que está atuando de uma forma completamente peculiar. Mesmo o jogador sendo um ‘atacante finalizador‘, o atacante tem atuado muito distante do gol adversário. Basta observar abaixo, o seu mapa de calor de referente a algumas partidas, para ver que não faz o menor sentido para um atacante com o perfil dele, atuar tão distante do gol.

(Fonte: Footstats)

(Fonte: Footstats)

(Fonte: Footstats)

(Fonte: Footstats)

Geuvânio

Pouco utilizado como jogador titular, Geuvânio pode ser um jogador a mais no time titular do Flamengo durante o segundo semestre.

Ao observarmos o mapa de calor de algumas atuações do Geuvânio no Flamengo, podemos ver que o jogador em questão, atua completamente aberto na ponta direita.

Ou seja, como ficará o time titular com o Geuvânio completamente aberto na ponta direita e o Dourado longe do golQ

Quem empurrará a bola para o fundo da rede?

(Fonte: Footstats)

(Fonte: Footstats)

(Fonte: Footstats)

Técnico também é responsável por contratações

O técnico de uma equipe de futebol, é o principal responsável quando o assunto é a contratação de um jogador.

Agora, se um técnico não vetar a contratação de um jogador e aceitá-lo no elenco, ele será o responsável pelo sucesso e também pelo fracasso da equipe e da(s) contratação(ões).

Esse ponto é importantíssimo e não jamais poderá ser esquecido.

Cadê o craque?

Um fato é incontestável: o time do Flamengo carece de um jogador de altíssimo nível. 

Enquanto Cristiano Ronaldo é contratado pela Juventus com uma grande participação do Marketing do clube, o Departamento de Marketing do Flamengo juntamente com o Departamento de futebol sequer engatinham em projetos como esse.

Não é possível que esses dois departamentos do clube não tenham a competência técnica para trazerem um jogador de nível mundial para o Flamengo.

Cadê a competência e a ousadia para trazer um jogador de altíssimo nível (não estou falando do Cristiano Ronaldo!!!) para o time do Flamengo?

Será que a tal “reestrutura administrativa-financeira” durante esses quase seis anos, não consegue ser um alicerce para elaborar projetos desse porte? 

Cuéllar

O camisa oito do Flamengo é um jogador a parte. Com muito talento para atuar no meio de campo do atual elenco, Cuellar não possui nenhum jogador que possa substituí-lo no meio de campo do Flamengo com tanta qualidade.

Veja abaixo, a movimentação incansável do camisa oito da Gávea em algumas partidas do Brasileirão:

(Fonte: Footstats)

(Fonte: Footstats)

(Fonte: Footstats)

Mês agitado

Agosto será um jogo com muitos jogos decisivos. E pode ser que em determinado momento, seja necessário “priorizar” alguma competição devido ao enorme desgaste físico.

Se eu fosse o responsável pelo futebol do clube e tivesse que “priorizar” alguma competição, eu priorizaria o Campeonato Brasileiro (devido ao alto grau de dificuldade para levantar o caneco).

Sempre Flamengo

 Apesar do time de futebol ter recebido apenas um reforço (Uribe)espero que o Mais Querido possa nos dar muitas alegrias (e títulos é claro) no segundo semestre. Até porque, isso aqui é Flamengo.

Abraços e até a próxima!

** E aí, gostou do texto? Então me siga Twitter através do endereço @t_nascimentorj e deixe a sua sugestão, crítica ou elogio.

Saudações Rubro Negras.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.