Google+

Flamengo lidera o Brasileirão

Por em julho 23, 2018
flamengo líder

Três pontos na conta e a liderança do Brasileirão. Esse foi o saldo da noite de sábado, após o jogo Flamengo e Botafogo válido pela décima quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Após uma atuação desastrosa contra o time do São Paulo, o time Rubro Negro precisava dar uma resposta positiva para a imensa Nação Rubro Negra. Afinal de contas, uma equipe que lidera uma competição, precisa se impor quando atua em seus domínios.

E seguindo esse requisito básico que é praticado em qualquer jogo da várzea, o Mais Querido começou o jogo de modo avassalador.

A pressão foi tão intensa, que antes mesmo do relógio marcar dez minutos de jogo, o time Rubro Negro já tinha largado dois coquinhos no fundo da rede do adversário.

flamengo matheus sávio líder

Então vocês se perguntam: Qual foi o fator chave para o Flamengo sair na frente do placar tão cedo? Bem, a resposta é… o Matheus Sávio.

Sim, o jovem da base que ficou marcado por causa daquele horripilante Flamengo x São Lorenzo da Libertadores de 2018, conseguiu mostrar seu valor ao marcar um golaço e logo depois dar um bom passe para o Paquetá marcar o segundo gol. Bom para ele. Melhor ainda para o Flamengo.

Se Matheus Sávio será um jogador extremamente importante no elenco do Flamengo, só o tempo dirá. O fato é: nessa partida ele atuou muito bem. E isso, nos temos que reconhecer.

Embora o Flamengo tivesse a oportunidade de partir para cima e brindar os torcedores que compareceram em massa no Maracanã, o time parecia ter puxado o freio de mão, após o segundo gol. Talvez essa “falta de apetite” do time de futebol do clube da Gávea, seja a característica que falte para que esses caras sejam realmente a representação da torcida do Flamengo dentro de campo.

Outro fator importantíssimo para a recuperação do fôlego do time rubro negro em relação a atuação contra o time tricolor de São Paulo, foi o retorno do Cuéllar entre os onze titulares. Sua titularidade é indiscutível. A dinâmica que esse jogador dá ao meio de campo defensivo do Flamengo, é absurda. Ouso dizer que, Cuéllar foi a melhor contratação que o Flamengo fez para o setor defensivo de 2015 para cá.

Apesar da pau molecência do time em converter seus ataques em gols, ao final do primeiro tempo, o time do Flamengo alcançou a impressionante marca de 259 passes trocados contra 141 passes do adversário. Portanto, isso demonstra que ter a bola por muito tempo mas não saber o que fazer com ela, é uma atitude totalmente improdutiva no futebol.

Após os times voltarem para o segundo tempo, o panorama da partida praticamente não mudou. Apesar do time alvinegro ter se mandado para o ataque, na maioria das vezes, o time levou pouco perigo ao gol do Flamengo. Já o time da Gávea, adotou uma movimentação constantes de seus atacantes (que não deu certo na maior parte da partida). Em especial, Guerrero que foi atuou muito abaixo do que dele se espera.

O inusitado da partida foram as substituições que o técnico do Flamengo fez durante o decorrer do segundo tempo: sairam Guerrero, Matheus Sávio e Uribe. E entraram Pará, Willian Arão e Lincon.

Tais modificações pouco surtiram efeito. Mas ainda assim… o Flamengo conquistou os três pontos.

Apesar do time ter conquistado os três pontos e ter se mantido na ponta da tabela, é importantíssimo que o time do Flamengo evolua em seu padrão de jogo. Pois durante muitos momentos da partida contra o São Paulo e contra o Botafogo, o time rubro negro se mostrou um time completamente bagunçado. E isso pode custar a ponta da tabela quando chegar a hora da onça beber água.

O ponto positivo da vitória de Sábado, foi dar felicidade a essa torcida maravilhosa que estava cheia de saudades de ver a equipe rubro negra vencer uma partida. Resultado esse, que a torcida do Flamengo não presenciava desde o jogo contra o Paraná, no dia 10/06/2018.

Além da vitória, o resultado também foi importante para manter o Mais Querido até a próxima rodada. Já que o São está na sua cola com um ponto a menos na classificação.

Por ora: Segue o líder!

flamengo líder

Você sabia?

Os artilheiros do Flamengo no Brasileirão, são os jogadores Paquetá e Vinicius Junior( agora, jogador do Real Madrid.

Ambos possuem oitos gols na competição (4 gols por por jogador).

4-6-0?

Como atacantes podem fazer gols se estão longe da rede do gol adversário?

Fonte: Footstats

Fonte: Footstats

A atuação do ataque do Flamengo foi horrorosa. Guerrero e Uribe atuaram praticamente na linha dos jogadores de meio campo. Formando assim, uma espécie de 4-6-0. Dúvida? Então olhe abaixo o mapa de calor de ambos e tirem as suas próprias conclusões.

Aliás… esse esquema foi treinado e imposto pelo Barbieri?

Três laterais

Barbieri pôs três laterais em campo( Renê, Pará e Renê).

Tal estratégia surtiu efeito?

E falando em lateral…

Rodinei é o jogador do Flamengo que mais errou cruzamentos durante o Brasileirão (até o momento). Vejam as estatísticas no levantamento abaixo.

Fonte: Footstats

A pergunta que fica é: será que a dupla Barbieri/Rodinei, sabem dessa estatística?

Pouca moral…

Com Geuvânio no banco, Barbieri coloca em campo o Pará em campo.

Que fase!

Contrata Flamengo!!!

Flamengo continua fraquíssimo quando o assunto é dispensas e contratações para o elenco de futebol.

Quanto mais o tempo passa, menos dinheiro um clube oferecerá p/ contratar um jogador do elenco.

Além disso, conforme os dias vão se passando, mais caro serão os jogadores que o Flamengo quiser contratar. Afinal de contas, qualquer clube sabe que o Flamengo precisa contratar reforços.

Essa estratégia dos clubes de futebol, é mais antiga do que andar pra frente.

Classificação

Imagine vocês, o quão desesperador deve ser para os nossos adversários, consultar a tabela do Campeonato Brasileiro no Domingo a noite e ver o Flamengo na liderança do campeonato durante por diversas semanas seguidas.

Ao contrário de nós, que olhamos a tabela do Brasileirão antes de dormir no Domingo a noite e constatar que o Flamengo continua em primeiro lugar.

Espero que esse panorama de repita durante muitas e muitas rodadas. Especialmente ao final da rodada trinta e oito do Brasileirão.

Abraços e até a próxima!

** E aí, gostou do texto? Então me siga Twitter através do endereço @t_nascimentorj e deixe a sua sugestão, crítica ou elogio.

Saudações Rubro Negras.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.