Google+

Dados estatísticos do Flamengo no Brasileirão

Por em setembro 21, 2018

Atualmente, muito se fala da estatística no mundo do futebol. Em muitos casos, a estatística parece ser mais importante do que o talento e a competência de dirigentes, comissão técnica e toda a habilidade e comprometimento dos jogadores.

Particularmente… acho que a estatística é super importante. Mas ainda acho que o mais importante de tudo, é o talento e a competência de todos os envolvidos em um clube de futebol. Porém… a estatística pode e deve ter um peso muito grande na tomada de decisão em um DP de futebol. Entretanto, não basta apenas ler os números, e sim… saber interpretá-los.

E como a paixão futebolística desse escritor é o Flamengo, resolvi ler e analisar alguns números relacionados ao futebol do clube Mais Querido do Brasil na Série A de 2018.

Bem… vamos a eles:

Escanteios a favor – Na escala de escanteios a seu favor, o Flamengo é o segundo do ranking, com 156 escanteios. O primeiro é o Internacional  com 157.

O Flamengo faz pouquíssimos gols de escanteios. E se considerarmos a segunda colocação do time rubro negro nesse ranking… podemos afirmar que o time do Fla é pouco eficiente nesse quesito.

Rebatidas – O Flamengo está na vigésima colocação no ranking dos times que mais rebatem bolas. O rubro negro rebateu a bola 577 vezes.

Para efeito de comparação, o Palmeiras  (primeiro colocado) rebateu a bola 804 vezes. E o São Paulo (líder da competição) está em segundo com 786 rebatidas.

Isso significa que apesar da zaga do Flamengo ser lenta de uma forma geral… o setor defensivo prefere sair jogando ao invés de dar chutões para a frente.

Passes – Esse é o quesito mais importante de uma equipe de futebol. Sem passe, não existe time vencedor. Quem erra passes de forma excessiva, jamais será campeão de nada.

Nesse item, o Flamengo é o segundo time que menos erra passes no campeonato brasileiro. Nesse ranking, o time da Gávea está na posição 19.

Já no ranking de passes certos, o Mengão é o quinto time que mais acerta passes na competição: 10.313.

Esses dados traduzem de forma fidedigna a excessiva (e muitas das vezes, ineficiente) troca de passes da equipe rubro negra durante uma partida. E que na maioria das vezes… não se traduz em gols.

Diante desses dados… podemos afirmar que falta ao Flamengo, ser uma equipe mais vertical durante as partidas do Campeonato Brasileiro.

Não basta ter a posse bola. É necessário saber o que fazer quando está de posse da pelota. Vide os times do Barcelona e do Manchester City (ambos treinados por Guardiola).

Finalizações certas – O Flamengo é o time que mais finaliza de forma correta no gol adversário: 145 vezes.

Então… se o time rubro negro é o time que mais finaliza de forma correta no gol e os atacantes do elenco fazem poucos gols… algo está errado. Ou os atacantes não tem sido eficientes ou o esquema não os favorece.

O que tá faltando para o Barbieri mudar  o esquema e tático e também… os atacantes da equipe se manifestarem nesse sentido?

Gols – Nesse quesito, o Mengão está bem na fita. O Fla marcou 36 gols e está na terceira posição desse ranking.

O time da Gávea só perde para o Atlético de Minas Gerais e para o Palmeiras (ambos com 41 e 37 respectivamente).

paquetá flamengo

Isso mostra que se o time do Flamengo fosse mais vertical e os atacantes fossem mais efetivos… possivelmente o Mais Querido do Brasil  estaria em uma colocação melhor na tabela.

No geral… o time toma poucos gols: 21. E por conta disso, está na décima quinta colocação desse ranking.

Ou seja, novamente… chegamos a conclusão que o problema do Flamengo é realmente a atitude da equipe diante de jogos grandes e decisivos. Pois não há outra explicação para o Flamengo não estar na primeira colocação do Campeonato Brasileiro, já que é um time que toma poucos gols, faz muito gols, finaliza muito no gol adversário e também erra poucos passes.

Assistência para gols – Quantidade de assistências certas: 24.

Nesse ranking, o Flamengo está em quinto lugar. E o líder desse quesito pelo Flamengo é o Éverton Ribeiro com 5 assistências.

Já Diego, que é o camisa 10 do Flamengo e que em tese, deveria liderar esse ranking, possui apenas 3 assistências para gols.

De qualquer forma, os principais jogadores do time, tem juntos 1/3 das assistências certas para gols.

Pelo nível, nome, investimento e impacto das contratações… esse número deveria ser maior.

De qualquer forma… vale aqui uma menção honrosa ao Éverton Ribeiro. Que de uma forma geral… eu acho que ele é o jogador mais vertical do atual elenco do Flamengo.

Cruzamentos – Esse tema é polêmico.

O Flamengo é o terceiro time que mais erra cruzamentos: 493. O time do Flamengo só perde nesse quesito para Chapecoense e Bahia (respectivamente).

No ranking de cruzamentos certos, o Flamengo está na décima segunda posição: 114.

Está mais do que óbvio que o Flamengo  precisa treinar (e muito!) esse fundamento.

Até porque ser campeão brasileiro com essa quantidade de cruzamentos errados… seria um feito épico!

Desarmes certos – Flamengo é o time que mais realiza desarmes no Brasileirão: 476.

Isso significa que o time rubro negro está bem quando o quesito é “dar o bote”. 

Para valorizar esse quesito, o time precisaria sair com mais velocidade e ser mais vertical para aproveitar os desarmes realizados

FLAMENGO cuellar gremio

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Cartões vermelhos  Flamengo é o time que mais tomou cartão vermelho no Brasileirão: 8. 

Por quê isso acontece? Qual é a resposta da comissão técnica para isso?

Drible certos – Flamengo é apenas o décimo time que efetua dribles certos: 90.

Será que falta ousadia ao time rubro negro para efetuar os dribles? Ou falta qualidade técnica ao time do Flamengo?

Lançamentos certos – O Flamengo está apenas na nona posição com 332 acertos.

Me desculpe, mas o principal clube do Brasil não pode ocupar essa posição no principal campeonato do país. Portanto, não tem desculpa. Ser nono colocado é absolutamente ridículo.

Viradas de jogo” corretas – O Mengo está na quinta posição com 90 viradas de jogo.

Não é uma posição ruim… mas seria interessante também se: ao invés de virar muitas bolas… os jogadores do Flamengo efetuassem mais dribles (corretos).

Bom… conforme demonstrado nos itens anteriores, não basta apenas ler os números e sim… saber interpretá-los.

Por isso… espero que o DP de futebol do Flamengo, em conjunto com o Centro de Inteligência e a comissão técnica, avaliem esses e os demais itens estatístico de forma competente e eficaz. Afinal de contas… é o título do Campeonato Brasileiro que está em jogo.

Obs: Todos os dados estatísticos citados nesse texto, foram retirados do site FootStats.

Abraços e até a próxima!

 

** E aí, gostou do texto? Então me siga Twitter através do endereço @t_nascimentorj e deixe a sua sugestão, crítica ou elogio.

 

Saudações Rubro Negras.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.