Google+

O fator Vitinho

Por em outubro 20, 2018

Há algum tempo, a torcida do Mais Querido se ressente de não ter um time que entregue o que a Nação mais deseja, que são os títulos.

Entretanto, há um outro item que também incomoda bastante (e com certa recorrência) a torcida rubro negra durante as partidas de futebol, que são as atuações do time.

Ouso a dizer que a última vez que o time vermelho e preto apresentou uma sequência de ótimos jogos, foi em 2016 (durante o a disputa do Campeonato Brasileiro).

É bem verdade que naquela época, apesar do time do Flamengo ter fraquejado na reta final do campeonato (em especial, nos jogos que aconteceram no Maracanã), o time rubro negro apresentou um futebol digno e bonito. E mesmo que não tenha conquistado o Hepta, o time terminou o Brasileirão na terceira colocação (mesmo tendo disputado 33 das 38 partidas fora do Rio de Janeiro).tem técnica e condições para evoluir

Apesar do time ter atuado durante muitas partidas com apenas um atacante, e cujo esse mesmo jogador de futebol muito mais bonito e muito mais efetivo tinha como característica atuar como segundo atacante (Guerrero), o time do Flamengo tinha um meio campo que se caracterizava com por ter um meia central (Diego) que distribuía de forma efetiva o jogo pelas pontas do campo. E além disso, por vezes… o time rubro negro também chegava ao ataque de forma muito assertiva com o seu segundo volante (Willian Arão). Nesse período, ambos os jogadores estavam atuando muito bem (ao contrário de hoje).

Mas a partir da temporada de 2017, esse esquema tático se mostrou superado. Não a toa, com exceção do Cariocão (conquistado pelo clube) que não exige um nível técnico muito alto, o time rubro negro não se deu bem em nenhuma outra competição com esse esquema. Cujo o mesmo já amplamente conhecido não apenas no Brasil, mas também… pelas demais equipes sulamericanas que atuaram contra o Mais Querido.

Fato é, que de lá pra cá, alguns jogadores foram incorporados ao elenco. Além disso… outros jogadores conquistaram um lugar na equipe titular. Hoje, temos no time titular, atletas como Diego Alves, Cuellar, Léo Duarte, Éverton Ribeiro, Paquetá e Vitinho.

*Observe abaixo o mapa de calor do Paquetá:

 

Este último, por sinal… chegou ao clube a peso de ouro. Sua contratação foi marcada pelo alto valor que o clube teve que investir em seu futebol (10 milhões de Euros) e também, por ser a contratação mais cara da História do C.R.F.

Para saber maiores detalhes sobre a contratação de Vitinho, clique aqui.

É óbvio que, pelo o valor da contratação, o jovem tem que dar um alto retorno técnico ao time. E consequentemente… dar muitas alegrias a torcida rubro negra. Afinal de contas… um investimento desse porte, não dá margem para que o jogador não atue bem. Portanto, o jogador precisa sempre atuar em alto nível.

Porém… é bem verdade que Vitinho além de jovem, também tem um potencial técnico interessante. É óbvio que tal jogador não é um craque de bola. Mas se o jogador em questão, atuar em um esquema tático que lhe dê oportunidade de explorar todo o seu potencial, há chance de Vitinho dar um ótimo retorno técnico aumentariam exponencialmente.

É bem verdade que em suas primeiras partidas, Vitinho deixou um pouco a desejar. Porém… é óbvio que um jogador que vem com a carga de responsabilidade de “tem que dar certo imediatamente”, gera uma expectativa muito alta na torcida.

Entretanto, o jogador precisa de um tempo de adaptação. Afinal de contas… o jogador precisa conhecer como cada companheiro de time reage durante as partidas. Pois vale lembrar que treino é treino e jogo é jogo. E para se ambientar a esse tipo de situação, leva-se um tempo.

Uma possível impaciência da torcida em sí, com qualquer jogador contratado pelo Flamengo durante o meio da temporada, pode-se dizer que a impaciência da torcida que recai em cima dos jogadores, tem haver com incompetência da gestão do futebol do clube contratar a maioria dos jogadores durante o desenrolar da temporada. Com isso, os jogadores levam tempo para se conhecer, levam tempo para se adaptarem ao estilo dos demais jogadores e comissão técnica. O que acarreta, em más atuações do time e uma pressão muito grande da torcida em cima dos jogadores que chegam com  a temporada do futebol já iniciada.

*Observe abaixo o mapa de calor do Vitinho:

Em atuações recentes, Vitinho já demonstra mais desenvoltura dentro campo. E consequentemente tem atuado bem. Apesar de ter atuado centralizado durante algumas partidas, o jovem jogador vem atuando totalmente aberto na ponta esquerda. Observe o mapa de calor da atuação de Vitinho em algumas partidas:

Um dos fatores que podem ter contribuído e muito para tal melhora, pode-se dizer que foi a mudança de posicionamento de Paquetá no meio campo do Flamengo.

Com dois volantes no meio de campo e Paquetá atuando mais próximo do ataque do Flamengo, junto de Éverton Ribeiro e Vitinho, o time do Flamengo subiu e muito de produção. Afinal de contas, o time do Flamengo sem Diego se torna muito mais rápido, mais incisivo e com muito mais qualidade para criar jogadas de ataque.

 

Além de se tornar mais assertivo, o meio-ataque do Flamengo ganha um jogador polivalente (Paquetá) e que pode atuar em todas as faixas do meio de campo do Flamengo. Observe abaixo, o mapa de calor de Paquetá em algumas partidas do Flamengo durante o Brasileirão 2018:

Entretanto, existe um fator no qual Vitinho ainda se demonstra frágil: Vitinho se entrega facilmente a marcação adversária.

É bem verdade que nas últimas partidas (especialmente contra o Fluminense), ele teve uma melhora nesse quesito. Entretanto, é um fator que é preocupante. Logo, o jogador e seu técnico, precisam rever essa situação para o restante da temporada.

Tem sido um fato corriqueiro, Vitinho receber a bola na ponta esquerda e não tentar um drible para dentro do adversário. Geralmente, ele pára em frente ao adversário e espera o adversário dar o bote. Porém… ao fazer isso, a defesa já se recompôs, e em muitas das vezes, a marcação em cima dele já dobrou, o que dificulta a entrada dele pelo bico da pequena área ou pela linha fundo. Na maioria das vezes, por se entregar a marcação, ele desperdiça a chance de ataque (e especialmente de contra-ataque).

Uma solução para esse problema, é o jogador se tornar mais incisivo nos dribles para dentro da área e não somente, ir a linha de fundo para alçar a bola na na pequena área como se fosse um autêntico lateral esquerdo. Um jogador que custou uma fortuna precisa ser mais do que lateral esquerdo, e sim, um ponta efetivo.

 

É bem verdade que Vitinho tem técnica e condições para evoluir. Só depende dele e do técnico do Flamengo, chegarem a uma solução para esse fato.

Além desse característica a ser evoluída no futebol do Vitinho, uma ótima opção técnica para o time do Flamengo,seria a inversão de Vitinho e Paquetá em muitos momentos da partida. Afinal de contas, Paquetá tem muita qualidade e já jogou na ponta esquerda. E Vitinho pode ser uma excelente opção para entrar pelo meio de ataque (já que é jovem e rápido), além de possuir um chute muito forte e estar de frente para o gol adversário.

Tenho certeza que essa é uma excelente alternativa para confundir os adversários do Flamengo, Afinal de contas os dois jovens possuem muito talento. Além disso… uma troca de posição intensa no ataque do Flamengo por parte desses dois jogadores, fará com que a zaga adversária fique extremamente confusa na hora de realizar a marcação.

Tenho certeza que esse posicionamento tático-estratégico, fará com que a equipe suba ainda mais de produção.

Agora, é torcer para que o Dorival e sua comissão técnica observem esse ponto de atenção tão pefutebol muito mais bonito e muito mais efetivortinente para o time do Flamengo.

Afinal de contas… o meio de campo/ataque do Flamengo tem qualidade técnica (de sobra) para apresentar um futebol muito mais bonito e muito mais efetivo do que o futebol apresentado atualmente.

Abraços e até a próxima!

 

** E aí, gostou do texto? Então me siga Twitter através do endereço @t_nascimentorj e deixe a sua sugestão, crítica ou elogio.

 

Saudações Rubro Negras.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.