Google+

Convite aberto de entrevista para todos os candidatos à presidência do Flamengo

Por em dezembro 3, 2018

Hoje se inicia a semana que definirá o rumo do Clube de Regatas do Flamengo durante os próximos três anos.

Entretanto 99,99% da torcida do Flamengo não é associada ao clube. Então… em virtude da democratização do debate eleitoral para toda a Massa Rubro Negra, resolvi elaborar esse pedido aberto de entrevista com todos os candidatos a presidência do Flamengo para o triênio 2019/2021.

Aqui não tem segredo. Portanto, diante mão… aviso que as perguntas já estão abertas (em nome da transparência) para todos os interessados (chapas e toda a torcida do Flamengo) consultarem ao longo desse conteúdo.

Portanto, os candidatos/chapas que tiverem interesse em participar, respondam as perguntas abaixo e me procurem no Twitter através do endereço @t_nascimentorj  ou para contato@falandodeflamengo.com.br para que as chapas interessadas possam me enviar todo o questionário-entrevista já preenchido.

Todas as entrevistas serão publicadas aqui no site Falando de Flamengo, conforme as chapas forem me enviando o questionário-entrevista com as perguntas e as suas respectivas respostas.

E o mais importante de tudo: Em nome da democracia, todas as chapas terão voz.

Fica aqui, o convite feito de forma pública.

Abaixo, seguem as perguntas:

1 – Como a chapa avalia o triênio 2016/2018?

2 – Fale um pouco, sobre o grupo político que compõe a chapa.

3 – Quais são os grupos políticos do Flamengo que apoiam a chapa? Além disso, a chapa poderia falar também, sobre o perfil das pessoas que compõem esses grupos?

4 – Se a chapa for eleita, quais são os nomes de todos os VPs que farão parte da próxima gestão do clube?

5 – Qual é a opinião do grupo, sobre as demais chapas que estão inscritas para concorrerem ao pleito em Dezembro/18?

6 – Qual será o foco de atuação do Vice Presidente Geral ? Ele terá um papel institucional ou atuará em atividades na área do business (captação de patrocínios e relacionamento estratégico com os demais stakeholders do Flamengo)?

7 – Muito se fala sobre a cisão da chapa azul que venceu a eleição no Flamengo em 2012. Qual é a opinião do grupo de vocês com relação a esse assunto?

8 – Vocês são a favor voto do Sócio Torcedor Flamengo votar nas eleições do clube? Se a resposta for positiva, vocês já possuem um plano concreto sobre o tema, afim de apresentá-lo no Conselho Diretor e também submetê-lo para votação no Conselho Deliberativo do clube (de preferência no primeiro quadrimestre de 2019)?

9 – Se eleita, a chapa disponibilizará de forma transparente para toda a torcida do Flamengo, qual será a meta anual de cada Vice-Presidente do clube?

10 – Aproveitando o gancho da pergunta anterior: Se um ou mais VPs não cumprirem a meta anual estipulada pelo presidente do clube, esses VPs serão desligados da gestão no mês de Dezembro do ano corrente?

11 – Se eleito, o candidato fará anualmente uma auditoria no clube, com alguma das maiores empresas de auditoria do mundo? 

12 – Em nome da boa governabilidade do clube e da transparência, a chapa acredita que a gestão do conselho fiscal tem que ficar sob o ‘guarda-chuva’ da oposição? 

13 – Se eleito, o candidato a presidente do grupo de vocês terá tempo disponível para gerir o Flamengo durante o próximo triênio?

14 – Hoje, o Sócio Torcedor do Flamengo não tem acesso sobre como o valor arrecadado mensalmente com o Programa de Sócio Torcedor é utilizado no futebol do clube. O que a chapa pensa sobre isso?

15 – Em prol da transparência total, a chapa se compromete em abrir como todo o montante financeiro arrecadado (mensalmente, semestralmente e anualmente) com o Sócio Torcedor do Flamengo seja aberto permanentemente para os contribuintes de todas as categorias?

16 – O programa de Sócio Torcedor do Flamengo será reformulado por completo (valores, categorias, inclusão de dependentes, etc), já em 2019? Se a resposta for positiva, a chapa pode demonstrar de forma concreta, qual é o plano de vocês?

17 – A fidelização do Sócio Torcedor do Flamengo só foi implementada pelo DP de Marketing em Setembro de 2018 (praticamente no final do atual mandato). Qual a sua opinião sobre esse assunto?

18 – Em uma escala de 0 a 10, como a chapa avalia o futebol do Flamengo (gestão de futebol + resultados em campo) no triênio 2016/2018? 

19 – De forma concreta, qual será a estrutura do futebol para o próximo triênio? Além disso, quais serão os nomes que irão compor essa pasta?

20 – Uma pré-temporada bem elaborada e bem executada, já é um grande passo para a conquista de títulos ao decorrer do ano. Então gostaria de saber o seguinte: o planejamento da pré-temporada já está concluído? E já aproveitando o gancho da pergunta: vocês procuraram as outras chapas afim de elaborar uma pré-temporada para o futebol do clube em 2019, para que o Flamengo não fique prejudicado por conta da indefinição da eleição do Flamengo?

21 – A Ilha do Urubu de certa forma, foi um fracasso. Afinal de contas, um clube como o Flamengo (o maior da América do Sul) não conseguiu fechar um naming rights para o estádio. Além disso, o estádio vivia praticamente entregue as moscas em dia de jogos do Flamengo (inclusive com um setor fechado atrás de um dos gols). A chapa acredita que faltou competência ao DP de Marketing para encontrar soluções viáveis para essas situações? 

22 – A chapa acha que a precificação dos ingressos do jogos do Flamengo no triênio 2016/2018, foi uma precificação adequada?

23 – Em toda a eleição, as chapas falam que querem construir um estádio para o Flamengo. Porém, essa promessa de eleição, nunca se concretizou. Então, de forma clara e objetiva: se eleita, a chapa de vocês irá construir um estádio, gerir um estádio público ou reformar o estádio da Gávea?

24 – Desde de 2011, a tal arena poliesportiva do Flamengo (seja na sede ou em algum outro local), sequer saiu do papel. O que a chapa de vocês pensam sobre esse assunto?

25 – Duas perguntas em uma só: Como a chapa avalia a gestão e os resultados esportivos do clube no triênio 2016/2018? Além disso, qual é o plano da chapa para os esportes olímpicos do Flamengo para o próximo triênio.

26 – Qual será o Norte da Comunicação do clube para o próximo triênio?

27 – Muito se fala na imprensa esportiva e em boa parte da torcida, que o atual Flamengo tem o “DNA Perdedor”. O que a chapa pensa sobre isso?

28 – Como a chapa pretende implementar o Rubronegrismo no dia a dia da gestão do clube?

29 – Muitos atletas (do profissional e da base) que atuam no Flamengo, sequer conhecem a História do Clube. Então, como a chapa pretende criar esse ‘senso de responsabilidade’ para que esses atletas tenham um comprometimento com a vitória (na quadra, na piscina ou no campo)? Afinal de contas, a responsabilidade de envergar o Manto Rubro Negro é muito grande.

30 – Se eleita, no código de conduta da chapa de vocês, haverá permissão para que funcionários do clube (remunerados ou não) exponham toda e qualquer opinião sobre os mais variados temas?(Ex: política brasileira (ou externa), opiniões sobre patrocinadores, entidades esportivas e demais stakeholders do mundo do futebol)?

31 – Ainda sobre a DP Comunicação: haverá alguma recomendação para que todos os funcionários do clube evitem debater publicamente com torcedores do Flamengo (ou rivais), por exemplo?

32 – Sobre a FlaTV, qual será o tipo de conteúdo abordado nesse veículo? 

33 – Muitos torcedores que moram fora do Brasil ou que viajam para o exterior, sempre dizem que é dificílimo encontrar produtos rubro negros em diversos lugares do mundo (inclusive na loja do patrocinador de material esportivo). A chapa acha que a internacionalização na marca Flamengo, foi mal trabalhada nesse atual triênio? E o que a chapa fará (caso eleita), para internacionalizar a marca Flamengo (dentro e fora de campo)?

34 – Em caso de vitória da chapa, o grupo de vocês convidará uma ou mais pessoas das chapas concorrentes para participar da gestão do clube no próximo triênio? Se a resposta for sim, quais seriam esses nomes?

35 – De forma concreta, qual será o projeto da chapa para a VP de Finanças?

36 – De forma concreta, qual qual será o projeto da chapa para a VP de Relações Externas?

37 – De forma concreta, qual qual será o projeto da chapa para a VP de relações externas? 

38 – De forma concreta, qual qual será o projeto da chapa para a VP de Patrimônio?

39 – De forma concreta, qual qual será o projeto para a área de Patrimônio Histórico do Flamengo? A torcida terá participação direta no resgate e na manutenção da História do Clube?

40 – De forma concreta, qual qual será o projeto da chapa para a VP de Esportes Olímpicos?

41 – A chapa acha fundamental que a Vice-Presidência de Marketing dedique parte do seu tempo e de seus recursos financeiros para os e-sports ou a chapa pretende extinguir os e-sports do clube?

42 – Se eleita, a chapa contratará algum CEO? Se a resposta for positiva, esse profissional irá se dedicar a gestão do clube ou também atuará de alguma forma, na pasta do futebol?

43 – Como será a gestão da Tecnologia da Informação? A chapa possui algum projeto concreto para que nenhum torcedor(ST ou não) precise ficar na fila para comprar/trocar ingressos? Além disso, o sistema da venda de ingressos será reformulado para que ele não cause uma péssima experiência na compra de ingressos (especialmente em “jogos grandes”)?

44 – A chapa possui algum projeto concreto para que os recursos financeiros da pasta do futebol (Programa de Sócio Torcedor, patrocínios, receitas de bilheteria e receitas de TV aberta e PPV, etc…) não sejam destinados para a gestão da sede do clube?

45 – Se vencer a eleição, a chapa implementará o voto a distância para os torcedores OFF RIO e também, para os Sócios Torcedores que não moram na cidade do Rio de Janeiro?

46 – Se levarmos em conta o poder aquisitivo do Brasileiros(as) de uma forma geral, chegaremos a constatação de que o título de Sócio Proprietário é caríssimo. Então, a pergunta é: vocês possui um projeto concreto para diminuir o valor desse título, afim de mais Rubro Negro(as) participarem da vida associativa e do Conselho Deliberativo do Flamengo?

47 – A chapa possui algum projeto concreto voltado para a profissionalização de todos os cargoe do clube (Presidente, Vice-Presidente Geral, Vice-Presidentes)?

48 – Gostaria de agradecer o tempo e a disponibilidade para responder as perguntas propostas nessa entrevista. Ressalto mais uma vez, que essa entrevista será publica na integralidade e sem nenhuma edição. Boa sorte a chapa e SRN.

Abraços e até a próxima!

 

** E aí, gostou do conteúdo? Então me siga Twitter através do endereço @t_nascimentorj e deixe a sua sugestão, crítica ou elogio.

 

Saudações Rubro Negras.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.