Google+

Base do Flamengo vai em busca do título da Copinha

Por em janeiro 1, 2019
flamengo copinha base

A tradicional competição voltada para a categoria de base do futebol brasileiro, terá o seu pontapé inicial já nessa primeira semana de Janeiro.

A Copa São Paulo de Juniores desse ano, contará com 128 clubes de todo o Brasil. Competição essa, que dá a oportunidade para diversos talentos futebolísticos espalhados por todo o território brasileiro. Portanto, se existe o momento de mostrar o seu talento, a hora é agora rapaziada!

Por ser disputada no mês Janeiro, a Copinha tem uma visibilidade muito grande no cenário do futebol nacional. Afinal de contas… o mês de Janeiro, é o mês no qual não temos jogos importantes no calendário da categoria profissional. Logo, aqueles que curtem futebol, acabam focando a sua atenção nesse campeonato de base.

flamengo copinha base

É bem verdade que o cenário do futebol de base no Brasil, nunca teve uma atenção especial da mídia esportiva.

Culturalmente, a mídia costuma dar uma maior atenção, às competições que dão uma audiência enorme em sua grade televisa. E venhamos e convenhamos… eles estão certíssimos. O que paga as contas no final do mês, é a grana que a mídia arrecada com os altos índices de audiência. Portanto, é mais do que natural… que a categoria do futebol profissional tenha uma visibilidade muito maior do que o futebol da categoria de base.

É fato que, nos últimos anos… às competições da categoria de base têm tido muito mais espaço na grade esportiva brasileira. Porém… acredito que o futebol de base possui uma boa margem de crescimento na mídia esportiva do Brasil. E tenho a convicção de que esse tipo de exposição têm que ser cobrada por todos os clubes de futebol na hora de negociar as suas cotas de TV aberta/PPV. Até porquê, se o clube não valorizar a sua marca que é o seu principal ativo, com certeza… os demais stakeholders inseridos nesse processo, não a valorizarão.

E o Flamengo, como o principal clube do país… não pode ficar a margem desse processo. Se alguns canais de TV não estão dispostos a transmitirem todos os jogos da categoria de base do clube, então que o Flamengo exija por contrato, que os seus jogos possam ser transmitidos em seus próprios canais de comunicação oficial. O clube Mais Querido do Brasil precisa maximizar esse tipo de receita com transmissões dessa categoria. Afinal de contas, aonde passa o Flamengo… com certeza, existem anunciantes querendo patrocinar. Porém… jamais podemos esquecer que não objetivo não é somente maximizar receitas… mas também, espalhar o Rubro Negrismo pelo país. Afinal de contas, quanto mais Flamengo passar na tela (seja da TV, seja na tela do celular e do computador), melhor.

Falando de campo no campo e bola, o Rubro Negro está inserido no grupo 15 (com sede em Jaguariúna). E além do Flamengo, o grupo é composto por: Jaguariúna FC (SP), River AC (PI) e Trindade AC (GO). Vale lembrar… que o Mais Querido inicia a sua jornada na competição enfrentando o  River AC no dia 3/Jan.

Essa será uma excelente oportunidade para a gestão do Futebol do Flamengo observar quais jogadores podem estrear no time principal do Flamengo, já na edição do Campeonato Carioca desse ano. Pois o objetivo da base de qualquer clube, é formar jogadores para atuarem nas suas equipes principais. Logo, é essencial que o Flamengo faça esse tipo de transição da Copinha para o Campeonato Carioca.

Aliás… será que não existem dois laterais na base (direito e esquerdo) que não possam ser aproveitados no time titular? Em 2017 e 2018, nenhum jogador dessas posições, ocuparam as laterais esquerda e direita do time profissional do Flamengo.

Se o trabalho de base do Flamengo é tão bom quanto muitos dizem ser… como que 4 laterais da base ( 2 do lado direito e 2 do lado esquerdo) não subiram e se tornaram titulares do Flamengo. Na minha opinião… esse trabalho da base do Flamengo, não é tão bom assim.

Em diversos clubes do Brasil, jogadores da base sobem para o time profissional e em muitos casos… rapidamente se tornam titulares. E esse fenômeno no Flamengo, se tornou raríssimo. Vale lembrar que dos últimos atletas que subiram para o profissional do time, Paquetá demorou demais para ser aproveitado no time de titular.  E quando se firmou… logo foi vendido (e pasmem… por um valor bem abaixo da multa!!!). Já Vinicius Júnior (um talento nato) só foi titular porque a torcida do Flamengo praticamente implorou para que ele fosse titular. Senão fosse a pressão da torcida, talvez ele tivesse sido negociado com algum outro clube do Brasil ou do exterior sem sequer ter atuado na equipe principal. Eu até acho que se o DP de Marketing e o DP de Futebol fossem competentes… com certeza, o Flamengo poderia ter criado um plano de carreira igual o Santos fez com o Neymar em temporadas passadas.

Vale lembrar que Neymar deu um excelente retorno técnico ao clube santista. Isso sem contar os títulos e a exposição de marca que o jogador gerou para o clube da baixada santista. Sem dúvida, esse é um case que tem que ser estudado e implementando pela a gestão eleita para o próximo triênio do Flamengo. Senão for igual… que seja ao menos parecido.

Esse ano, o Flamengo entrará como o favorito a vencer a competição. Afinal de contas… é o atual campeão e tem um elenco com muitos talentos. Torço para que o Flamengo trabalhe esse elenco da melhor maneira possível. Não só cobrando a competitividade… mas também, ensinando a essa rapaziada a importância e o significado de vestir essa camisa vermelha e preta.

Esse deve ser o Norte que a gestão de futebol do Flamengo deve ser manter fiel durante o processo de formação dos seus jogadores. Jogar no Flamengo não é mesma coisa que jogar em outros clubes do Brasil. Logo, a formação tem que ser diferenciada e moldada para as características clubísticas que o clube exige.

E sem mais delongas… chegou a hora de torcer. Afinal de contas… vestiu Rubro Negro não tem para ninguém.

E lembrem-se: Flamengo Sempre!

 

Abraços e até a próxima!
** Siga o autor do texto, através da seguinte conta no Twitter: @t_nascimentorj
** E aí, gostou do texto? Então deixe a sua sugestão, crítica ou elogio.
Saudações Rubro Negras.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.