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O péssimo Sócio Torcedor do Flamengo

Deficiente relacionamento e experiências do programa junto aos seus associados

Por em fevereiro 7, 2019

Em 2013, o programa “Nação Rubro Negro” foi lançado pelo Clube de Regatas do Flamengo. E junto ao seu lançamento, o programa encheu de expectativas todos as pessoas que fazem parte da Maior Torcida do Brasil.

Diante das dificuldades financeiras que o clube Rubro Negro vivia, o tal programa veio como um alento a todas pessoas que sempre desejaram contribuir com o Flamengo de alguma forma independentemente do bairro, cidade, estado, pais e porque não… continente.

Na época, cheguei a ler declaração no jornal no qual um dirigente disse, que naquele momento era importante colaborar com o clube sem exigir muitos benefícios em troca. E que talvez fosse necessário durante um tempo, manter uma espécie de relação altruísta com o clube. Tamanho o caos financeiro que o clube passava.

flamengo

Pois bem… já estamos em 2019 e praticamente nenhuma mudança estrutural aconteceu.

Se avaliarmos o programa de Sócio Torcedor do Flamengo lançado em 2013 e fizermos uma comparação estrutural com o programa de Sócio Torcedor do Flamengo em 2019, chegaremos a rápida constatação de quanto o DP de Marketing do clube foi incompetente para evoluí-lo. Afinal de contas, não estamos falando de um programa de Sócio Torcedor de um clube qualquer. Nós estamos falando do programa de Sócio Torcedor do maior clube da América Latina – o Flamengo.

De cara, podemos constatar uma enorme bizarrice, que é a demora na entrega de muitos cartões de Sócio Torcedores.

Durante todos esses anos, os Sócios Torcedores são obrigados a esperarem um bom tempo para receberem os cartões ingressos em suas respectivas residências. O mais bizarro de tudo, é que mesmo em um momento no qual a tecnologia avança de forma exponencial a cada mês, os Sócios Torcedores do Flamengo precisam esperar um cartão-ingresso chegar em uma sua residência ao invés de entrarem no estádio de futebol com um aplicativo que possui o ingresso comprado (assim como acontece em cinemas, teatros, eventos esportivos, etc…) em seu nome e em sua assinatura do pacote de ST.

Outra atitude asquerosa do programa de Sócio Torcedor do Flamengo, é a obrigatoriedade do comparecimento (caso você não tenha recebido cartão magnético ou caso ele esteja com algum problema) a uma loja autorizada pelo Flamengo para resgatar o seu ingresso.

E nesse caso, eu estou me lixando para quem é o responsável operacional pela troca dos ingressos. Pois em último caso, os torcedores assinam o plano de ST com o Clube de Regatas do Flamengo. Então, em última instância, o clube é o responsável por essa péssima experiência ofertada ao seu Sócio Torcedor.

Mesmo você pagando uma mensalidade ao Flamengo, você é obrigado a ficar horas em uma fila (sim, eu já passei por isso) com torcedores que não sócios torcedores. Ou seja, não existem guichês exclusivos espalhados pelo Estado do Rio de Janeiro para quem paga as mensalidades do programa em dia.

E para piorar a experiência do Sócio Torcedor do Flamengo, essas lojas só trocam os ingressos até às 17:00. Ou seja, se você é um trabalhador ou não tem disponibilidade para trocar os seus ingressos, você que se vire.

Na minha opinião, o clube está se lixando para a comodidade de quem assina o programa de Sócio Torcedor do Flamengo.

Outro tipo de experiência que é de péssima qualidade no programa de Sócio Torcedor do Flamengo, é forma como se vende os ingressos p/ os seus associados. Afinal de contas, basta ter um jogo com um apelo de 20 mil torcedores pra cima, que o site do programa de Sócio Torcedor do Flamengo fica inviável de ser utilizado. Pois toda hora o site cai (ou dá diversos erros). O que transforma a compra de um ingresso, em uma verdadeiro pesadelo.

Nem é preciso dizer que vender ingresso, é uma das atividades mais básicas de uma agremiação de futebol. Porém… a Gestão do Marketing e a gestão de TI do Flamengo conseguem ser incompetentes p/ oferecerem essa experiência básica ao filiados aos Sócio Torcedor do clube. Entra ano sai ano, esses problemas persistem.

Empresas de e-commerce, conseguem comercializar (por minuto!) milhares de ingressos, produtos e serviços. E o maior clube da América Latina, não consegue implementar um sistema de vendas que seja seguro e confortável para os seus Sócios Torcedores. Como pode, o clube ser tão incompetente ao ponto de não ter um sistema de Tecnologia da Informação capaz de atender com qualidade a sua gigantesca torcida?

Outro calvário para os Sócios Torcedores do Flamengo, é a entrada no estádio no dia do jogo.

Não é incomum ( sim, também já passei por isso)dar erro no cartão ingresso na hora que você o utiliza na catraca. Então, por prevenção, é sempre bom você ter o voucher da compra do ingresso impresso no teu bolso, juntamente com o cartão de crédito que você realizou a compra do ingresso. Pois a tal equipe de apoio ao Sócio Torcedor do Flamengo que fica localizada no estádio, te solicita esses documentos. E se você não apresentá-los, talvez você nem consiga entrar no estádio para assistir ao jogo.

Ou seja, devido a incompetência da gestão de Marketing e da gestão de TI do Flamengo, você é obrigado a sempre levar para o estádio,  o voucher impresso do ingresso e o cartão de crédito que efetuou a compra do mesmo. O que torna péssima a experiência da ida do torcedor do Flamengo ao estádio. Afinal de contas, é de responsabilidade e da gestão do programa de Sócio Torcedor do Flamengo e não dos Rubro-Negros(as) ter todos esses dados.

Afinal de contas, é para isso que você paga a mensalidade do programa. Agora, se o cartão ingresso dá um erro, a culpa é do programa e não do torcedor. E se você esquecer o voucher ou o cartão de crédito em casa? você não assistirá o jogo? E por que não (como já mencionado anteriormente) utilizar o smartphone como um local para armazenar o ingresso (como uma espécie de QR CODE). Ridículo. Mais uma péssima experiência para quem é Sócio Torcedor do Flamengo.

Outro nível horroroso de experiência para quem é Sócio Torcedor do Programa Nação Rubro Negra, é o relacionamento no dia a dia com o torcedor do Flamengo. Pois em qualquer empresa de pequeno porte, existe um nível de relacionamento afim de reter o seu cliente próximo de você.

Digo isso, pois quando o seu plano está prestes a vencer (ou já está vencido), o programa Nação Rubro Negra sequer entra em contato com o afiliado do programa, afim de oferecer desconto financeiramente interessante para que esse torcedor renove o seu plano, não cancele o seu plano ou até mesmo… o incentive para realizar um upgrade para um outro plano (que obviamente, é mais caro que o seu atual).

Vale lembrar, que isso não é uma artimanha para se pagar mais barato. E sim… um plano para reter o seu cliente. Afinal de contas… se empresas nacionais e multinacionais que faturam 3, 4, 5 vezes mais que o Mengo, possuem esse tipo de iniciativa (e com muitos sucesso!), porque a Vice Presidência de Marketing (e de TI também) não fazem esse tipo de trabalho no Clube de Regatas do Flamengo?

Então…  só por aí, nós vemos a qualidade do sistema de CRM (Customer Relationship Management) utilizado pelo clube Rubro-Negro.

Outra péssima experiência ofertada pelo programa Nação Rubro Negra ao torcedor do Flamengo, é a comunicação com todos os seus filiados.

E quando falamos de comunicação com o Sócio Torcedor, eu falo de respeito não só com o torcedor por si só, e sim… com aqueles que se predispõem a contribuir com o programa Nação Rubro Negra.

Eu mesmo, já tentei por diversas vezes contato (com sugestões e reclamações) por Direct Message e via contato direto e aberto com Twitter do programa de Sócio Torcedor do Flamengo, entretanto… eles sequer respondem. Aliás… é muito fácil de se constatar que o Twitter do programa em sua maioria, só interagem com aqueles que o elogiam. E também é muito comum, eles darem um retweet em usuários do Twitter que elogiam o programa. Então… eu tenho a seguinte sensação:

Quando é um elogio, eles interagem e ampliam ainda mais o alcance do elogio recebido. Entretanto, quando é uma sugestão ou alguma reclamação de algum filiado, eles não dão a mínima.

Outro ponto que eu cobro há tempos a gestão do Clube de Regatas do Flamengo, é a transparência total do programa de Sócio Torcedor do clube e também… o direito a voto nas eleições para presidente do Flamengo.

A transparência total ao programa de Sócio Torcedor do Flamengo, é um fator primordial como forma de manutenção dos STs atuais e também… uma forma de atrair novos torcedores para aderirem ao programa.

A transparência de como todos os recursos são utilizados, teria que ser uma obrigação do programa desde o seu primeiro dia de lançamento. Como gastou, quanto gastou e com quem foi gasto (atletas ou melhorias no DP de futebol), não é um favor para os associados do programa. E sim… respeito e transparência com aqueles que gastam uma quantia mensal com mensalidades desse programa de Sócio Torcedor.

Eu já escrevi inúmeros textos aqui no site Falando de Flamengo, sobre as mazelas do programa de Sócio Torcedor do Flamengo. E caso, você tenha a curiosidade sobre a minha opinião em relação ao nível de transparência do Sócio do Torcedor do Flamengo, clique aqui.

Outra mazela importante que está contida no programa Nação Rubro Negra, é a falta de opção de direito a voto nas eleições para presidente do Flamengo. Infelizmente, já estamos na terceiro mandato consecutivo (desde a chegada dos tais “empresários de sucesso” em 2012) e até agora, o voto do Sócio Torcedor não foi implementando.

Na minha opinião… ampliar o colégio eleitoral, é fundamental para que tenhamos um maior quorum na eleição do clube. É surreal pensar que em uma eleição do Flamengo, sequer tenhamos 20 mil pessoas votando na escolha de uma chapa para presidir o clube.

E infelizmente, é triste demais que esses tais “empresários de sucesso”, sequer tenham implementado esse tipo de ação no programa de Sócio Torcedor do Flamengo.

Definitivamente… tenho a sensação de que esses caras só não falam abertamente que são contra, para não ficarem com uma imagem, digamos… “arranhada”, perante a opinião pública. E em especial… com a Maior Torcida do Mundo.

Com relação ao direito do voto do Sócio do Flamengo, entre os vários textos que eu falo sobre esse assunto, sugiro um deles, no qual você pode ler, clicando aqui.

Entretanto… esse ano, o programa de Sócio Torcedor do Flamengo teve uma atitude muito interessante: vender ingressos extras para os Sócio Torcedores durante alguns jogos do Campeonato Carioca.

Já havia sugerido essa ideia em um outro texto que escrevi sobre a gestão do Campeonato Carioca e o que eu esperava do Clube de Regatas do Flamengo, durante toda a competição. Se alguém do clube leu a minha sugestão e a colocou em prática… ótimo. Entretanto, senão foi por conta disso, ótimo também. O que importa pra mim, é que o clube está conseguindo colocar muitos torcedores em seus jogos (deveria ter lotação máxima, pelo tamanho da Nação Rubro Negra!!! Mas de qualquer forma está valendo também).

Outro quesito importante e que merece uma profunda reflexão, são os pontos de fidelidade obtidos no programa de ST. Afinal de contas… como pode, os pontos obtidos expirarem?

Se levarmos em consideração que os pontos são uma forma de fidelizar o ST e de alguma forma, fazer com que ele obtenha um upgrade no futuro (dentro do própria categoria), não faz nenhum sentido que esses pontos expirem!!!

Nem todo mundo pode estar toda Quarta-Feira e todo Domingo dentro de um estádio de futebol. Pois muitos… possuem compromissos pessoais e profissionais. E dessa forma, você afasta ainda mais esse Sócio Torcedor de frequentar o estádio, pois eles sabe que as poucas vezes que ele vai ao estádio, não fará a menor diferença no futuro. Pois os seus pontos de nada valerão para subir de categoria dentro do seu plano. Pois os mesmos já terão sido expirados após um tempo. Essa é mais uma péssima experiência do programa de Sócio Torcedor do Flamengo.

Em relação as experiências que o programa abre para você participar (dias de jogos, etc…), há muito que se melhorar. Por exemplo: quanto mais alto o valor do seu plano, o ST poderia ter uma maior facilidade maior para participar dessas experiências, em relação a quem paga um plano abaixo do seu.

Recentemente, eu fiz um upgrade para um plano com um valor bem maior que eu pagava anteriormente, e não obtive nenhuma vantagem com relação a essas experiências. Ou seja quem paga mais, concorre com paga menos. Isso é uma distorção absurda. Logo, qual é a vantagem de ser realizar um upgrade de plano com o intuito de também… participar dessas experiências?

Esse tipo de atividade de marketing deveria existir no programa Nação Rubro Negra. Até porquê, a propaganda é a alma do negócio. Pois a partir do momento que um ST passa a ter mais vantagens de acordo com o seu plano, mais ST vai incentivar ainda mais outros torcedores a se associarem e/ou também fazerem um upgrade em seus planos. Isso é marketing de relacionamento. Porém… parece que o Marketing do clube desconhece esse tipo de ação e prefere deixar mais uma imagem ruim quanto nível de participação em experiências e no relacionamento com que faz parte do programa de Sócio Torcedor do Flamengo.

Para finalizar… sou Sócio Torcedor do clube há muito tempo. Entretanto, o nível de relacionamento do Clube de Regatas do Flamengo com os seus Sócios Torcedores, é péssimo desde o seu lançamento. E de lá pra cá, tenho a sensação de que praticamente nada mudou. Torço muito para que o clube evolua exponencialmente nesse quesito. Porém… sendo sincero, me parece que eles não se importam muito com o ridículo nível de experiências que o programa oferece para todos os seus filiados.

Espero que algum Rubro Negro que seja extremamente competente, resolva de uma vez por todas, esses problemas.

E além disso, também melhore exponencialmente o nível das experiências do programa de Sócio Torcedor do Flamengo, que é muito ruim.

A única coisa que eu desejo de verdade: É que o Flamengo Respeite o seu Sócio Torcedor. Apenas isso.

 

Abraços e até a próxima!

 

** Siga o Thiago Nascimento, através da seguinte conta no Twitter:@t_nascimentorj

 

** E aí, gostou do texto? Então deixe a sua sugestão, crítica ou elogio.

 

Saudações Rubro Negras.

2 Comments

  1. Tiago

    7 de fevereiro de 2019 at 13:48

    Parabéns pela excel
    ente crítica construtiva.
    Corroborando as suas informações, o Reclame aqui está lotado de mensagens negativas.
    Minha experiência com o suporte do ST foi a pior possível. Em 2 vezes, fiquei esperando ser atendido pelo telefone mais de 45 minutos.
    Um absurdo!

  2. Diego

    7 de fevereiro de 2019 at 15:11

    Minha experiência também foi muito ruim.
    Tentei dar algumas sugestões, mas não tive nenhum retorno.
    Fiquei tão irritado no momento que fui cancelar o meu sócio torcedor por problemas particulares, que até hoje não me deu vontade de voltar, mesmo podendo arcar com o plano para minha família.
    Para assinar é super rápido, tudo digital, mas para realizar o cancelamento, você fica no telefone por mais de 15min. esperando para falar com um atendente, afinal, não existe a opção digital para o cancelamento.
    Péssima estratégia para segurar seus associados.

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